No dia 12 de julho, aconteceu, na sede do PSTU em Salvador (BA), uma atividade sobre os 70 anos da IV Internacional. Os militantes debateram e reafirmaram a necessidade de reconstrução da IV.

A exibição do documentário “70 anos da IV Internacional – A luta pelo Partido da Revolução” abriu a atividade. Foi ressaltada a importância da construção de um partido mundial que mobilize as massas cotidianamente para a tomada do poder, uma Internacional revolucionária, não burocrática e com influência de massas.

A polarização da luta de classes. De um lado, está a ofensiva imperialista. De outro, a ação direta das massas nos processos revolucionários que se choca com o regime democrático burguês e seus governos. Isso mostra a necessidade da construção dessa organização mundial.

“As possibilidades abertas para a construção da revolução mundial hoje são maiores do que as na década de 80”, afirmou Joallan Rocha, militante do Lucha Socialista da Bolívia. “Apesar de as organizações serem menores e mais frágeis, as possibilidades da construção de processos revolucionários vitoriosos são bem maiores do que antes”. O entrave do aparato contra-revolucionário stalinista não existe mais.

Ao final da atividade, os militantes, de pé, entoaram eufóricos, numa única voz “A Internacional”.

LIT fará congresso
No final de julho, acontece o Congresso da Liga Internacional dos Trabalhadores, em meio às comemorações do aniversário da IV.

Lucas Ribeiro, militante do PSTU de Salvador, afirmou que o congresso “tem como centro levar para o conjunto do partido e para os ativistas o significado da reconstrução da IV”. E acrescentou: “nós somos uma das poucas organizações que desejam construir o partido revolucionário mundial para a tomada do poder”.