Secretaria de Mulheres do PSTU de Manaus
PSTU Manaus

A Secretaria de Mulheres do PSTU de Manaus (AM) promoveu, na tarde de sábado, 7 de março, um debate sobre o Dia Internacional das Mulheres. A atividade foi resultado de um processo de mobilização das mulheres do partido que há mais de seis meses vêm se reunindo, estudando e debatendo discutindo.

A exposição foi feita por Camila Vasconcelos e Paulo Victor Penafort, militantes do partido. Eles centraram suas intervenções na diferença entre opressão e exploração, mostrando como as mulheres trabalhadoras, além da opressão, ao se inserir no mercado de trabalho, sofrem um alto grau de exploração. Segundo eles, as atuais formas de inserção da mulher no mercado de trabalho vêm acompanhadas de baixos salários quando comparada com os salários masculinos.

Os expositores ressaltaram que os limites da perspectiva de gênero e da importância de discutir o machismo a partir de uma perspectiva de classe. A luta contra a opressão é cotidiana, mas deve ter uma estratégia muita clara de superação do capitalismo – sistema que tem aprofundado a opressão e a exploração das mulheres.

O debate contou com a presença de 50 pessoas, entre militantes e convidados dos movimentos populares, dos setores metalúrgicos, estudantes, professores e funcionários públicos. Os participantes, após a explanação, elogiaram e discutiram vários outros aspectos da luta da mulher e da necessidade de emancipação da classe trabalhadora para acabar definitivamente não só com a opressão, mas com a exploração de toda classe trabalhadora. Isso só será possível com uma revolução socialista.

Além de marcar uma forma diferente de abordar a questão das mulheres, o debate serviu para que os presentes vislumbrassem a necessidade de organização cotidiana da classe trabalhadora no sindicato, na Conlutas e no partido revolucionário. Uma luta que é cotidiana contra o machismo, a violência domestica, por creches, mas também para acabar com o capitalismo e por uma sociedade socialista.

No final, houve uma pequena confraternização promovida pela Secretaria de Mulheres.