Apresentamos alguns pré-candidatos do PSTU ao cargo de vereador. São homens e mulheres da classe trabalhadora que têm o desafio de mostrar uma alternativa socialista e revolucionária nas eleições. Caso eleitos, farão do parlamento um tribuno da luta dos trabalhadores e do povo pobre.

A exemplo do mandato do operário Cleber Rabelo, em Belém, de 2013 a 2016, o gabinete de um parlamentar do PSTU é colocado à disposição dos movimentos sociais para discutir com eles cada projeto, com a realização de plenárias regulares do mandato. Do mesmo modo, utilizamos a tribuna para denunciar o parlamento e seu caráter típico de uma democracia dos ricos. Cleber apresentou um projeto que defendia a redução dos salários e dos privilégios dos vereadores. O assunto causou um grande debate público e serviu para mostrar que o parlamento é um balcão de negócios dos ricos.

Uma vereadora e um vereador do PSTU não ganham o salário de um parlamentar, mas o salário de um operário qualificado. Todo o restante do salário é remetido para verba de gabinete, que é destinada a apoiar as lutas dos trabalhadores. Isso impede que o militante passe a viver em condições materiais que não condizem com a sua realidade e com a realidade da classe trabalhadora.

Também é uma medida contra a burocratização e a adaptação ao parlamento burguês. Hoje, Cleber não é mais vereador em Belém, mas segue sua vida simples como operário da construção civil, fiel às lutas da nossa classe. É nosso pré-candidato a prefeito de Belém.

Outra importância de um parlamentar para nós e que o torna diferente dos demais é que o mandato revolucionário está a serviço de uma estratégia maior, a revolução e o socialismo. Ajuda na construção de uma alternativa revolucionária e socialista, a construção do partido revolucionário, o PSTU.

Convidamos você, leitor, a somar-se a nós na luta para eleger vereadoras e vereadores socialistas e revolucionários nas eleições de 2020.

 

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)

Num dos principais polos industriais e tecnológicos do país, Toninho Ferreira é um dos pré-candidatos a vereador do PSTU.

Dirigente histórico da esquerda socialista, Toninho tem uma história de luta em defesa da classe trabalhadora. Participou das grandes greves operárias da década de 1980, presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região por duas vezes e foi liderança na Ocupação do Pinheirinho, que por oito anos foi um exemplo da capacidade de luta e organização do povo pobre. Em 2012, foi o quinto mais votado para vereador em São José dos Campos e, em 2014, foi eleito suplente de deputado federal.

“São José dos Campos tem sido governada para atender os interesses de poucos, dos ricos e poderosos de sempre. Nossa campanha vai apresentar um projeto alternativo, com propostas para defender a vida, os empregos, os direitos e as reivindicações dos trabalhadores, dos mais pobres e dos setores oprimidos. Em meio à grave pandemia e crise econômica que vivemos, apresentaremos uma saída socialista e a defesa de que os trabalhadores governem”, destaca Toninho.

Ernesto Gradella, Janaina dos Reis, Lari Comodaro, Alessandra Lima, Roberto Selva e Serginho Pires completam a chapa de pré-candidatos a vereador do PSTU na cidade.

SÃO JOÃO DEL-REI (MG)

Na cidade mineira de São João del-Rei, o metalúrgico Jordano Carvalho é candidato a vereador pelo PSTU. É operador na empresa Bozel, dirigente do sindicato dos metalúrgicos licenciado e um lutador em defesa da classe trabalhadora. Tem importante participação na história da Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais e na central sindical e popular CSP-Conlutas.

Jordano se dedica à organização e à mobilização dos trabalhadores por segurança, saúde e condições de trabalho dignas. Já compôs e contribuiu com diversos clubes de futebol da cidade, sendo atualmente presidente desincompatibilizado do Social F.C. Foi candidato a prefeito (2012 e 2016), a deputado federal (2014) e a governador (2018).

“São João del-Rei é uma das cidades brasileiras com grande produção de riquezas, com grande diversidade econômica e industrial consolidada, que atende ao mercado externo. Porém essa riqueza produzida pela classe trabalhadora e a exploração de nossos recursos naturais estão sendo sugadas por empresários dos países mais ricos. É necessário acabar com a lógica da exploração, precisamos de uma São João del-Rei para as trabalhadoras e os trabalhadores”, afirma Jordano.

BELO HORIZONTE (BH)

A professora da rede municipal Vanessa Portugal é candidata do PSTU a vereadora na capital mineira. Vanessa participa de forma ativa das mobilizações e reivindicações por direitos da categoria e das mais diversas lutas do povo de Belo Horizonte. “Nesses mais de 20 anos de militância, enfrentei a investida de vários governos, estaduais e municipais, contra os direitos da classe trabalhadora, atualmente sendo oposição ao atual prefeito, Alexandre Kalil”, destaca.

Vanessa também é parte da luta por moradia digna aos trabalhadores e trabalhadoras. Como ativista do Movimento Luta Popular, denuncia a especulação imobiliária e a política de moradia que exclui a maioria dos pobres.

“Nessa sociedade capitalista, que mata e agride mulheres, negras e negros e as LGBTs, a luta contra as mais diversas opressões é parte essencial de nosso enfrentamento diário. Nossa pré-candidatura terá o desafio de apresentar uma alternativa em prol de uma vida digna das pessoas e de ruptura com a barbárie capitalista”, declara Vanessa.

SÃO LUÍS (MA)

Saulo Arcangeli é um dos candidatos a vereador do PSTU em São Luís. Saulo tem sua história pautada na defesa dos oprimidos e explorados pelos governos e patrões. Atuou no movimento estudantil, integrando o Diretório Central dos Estudantes da UFMA. A partir da participação na luta e na organização dos trabalhadores por melhoria das condições de vida e garantia de seus direitos, passou a militar no movimento sindical no final dos anos 1990. Atualmente, é dirigente sindical licenciado do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU no Maranhão (Sintrajufe/MA) e da central sindical e popular CSP-CONLUTAS.

“São Luís precisa de um vereador que defenda a classe trabalhadora sem acordos e amarras com grandes empresários e partidos políticos, que não querem a melhoria das condições de vida de nossa população. Um vereador que tenha um mandato a serviço da participação e controle, pelos trabalhadores, das zonas urbana e rural, por meio de conselhos populares, que devem definir como serão utilizados os recursos do orçamento municipal e suas prioridades”, defende Saulo.

Preta Lu, Nicinha Durans, Domingos Filho, Sargento Márcio e Jean Magno são os demais pré-candidatos do PSTU a vereador em São Luís.

SÃO PAULO (SP)

Na cidade de São Paulo, para vereador, o PSTU apresentará as candidaturas: Flavia Bischain, professora da rede estadual e diretora da Apeoesp; Shirley Silverio, ativista do movimento negro; Julia Eid, advogada dos movimentos sociais; Lauro Fiaes, operário e dirigente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação e Laticínios de São Paulo; Jorge Breogan, poeta e ativista cultural; e Eliana Cezário, ativista pela liberdade das religiões de matriz africana.

Flavia Bischain

Professora da rede pública na Brasilândia, bairro onde cresceu e vive até hoje, Flavia Bischain afirma que é preciso dar um basta na exploração e nos crimes que a burguesia comete na periferia.

“Há quatro anos, os governantes prometem entregar o Hospital da Brasilândia e mesmo na pandemia só uma pequena parte foi inaugurada. As obras paralisadas do metrô são outro símbolo do desprezo por quem mora na região. Sem falar no histórico abandono das nossas escolas e no desemprego crônico por aqui. O Estado está ausente quando se trata de garantir nossos direitos, mas nunca falha quando se trata de tirá-los. A polícia sempre vem, não para garantir segurança e sim mais violência contra a juventude negra. Minha campanha vai dizer que nossa luta pode mudar tudo isso. Votar no PSTU em São Paulo é mais do que digitar um número na urna. É fortalecer uma alternativa socialista sem rabo preso com a elite”, declara Flávia.

Lauro Fiaes

Lauro Fiaes é operário, negro e socialista, morador de Guianazes, Zona Leste da capital. É dirigente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação e Laticínios de São Paulo. É também professor licenciado da rede pública estadual.

“Nesta pandemia, restou à classe operária enfrentar a irracionalidade do capitalismo, os ataques patrocinados pelos patrões e governos, que resultaram em redução da renda, perda de direitos, desemprego, contaminação e morte. Sou pré-candidato pelo PSTU para apresentar uma alternativa socialista revolucionária para mudar os rumos de uma sociedade que ao povo negro, pobre e trabalhador reserva apenas a barbárie”, afirma Lauro.

RAIO X

O PSTU NAS ELEIÇÕES 2020

– 61% das pré-candidaturas às prefeituras são negras.
– 43% das pré-candidaturas às prefeituras são de mulheres.
– O PSTU tem pré-candidaturas LGBTs, indígenas e nipônicas.

LEIA MAIS
PSTU apresentará candidaturas revolucionárias e socialistas