Palestinos vivem em território destruído em condições desumanas

 

Nesta semana, a vereadora Amanda Gurgel (PSTU) apresentou na Câmara Municipal de Natal uma moção de apoio à delegação brasileira de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Essa moção se soma aos esforços de outros parlamentares que, juntamente com representantes de centrais sindicais e movimentos sociais, atendem ao chamado feito pelo Fórum Social Mundial para envio de uma delegação a Gaza. Proposta pela Frente em Defesa do Povo Palestino, a missão foi aprovada pelo Conselho Internacional do FSM em reunião na Tunísia, em novembro de 2014.

A situação dos palestinos de Gaza é inadmissível. Cercada por forças do Estado de Israel há sete anos e bombardeada pesadamente há seis meses, a população sofre com desabastecimento de alimentos, medicamentos e materiais de construção. Por isso, metade das crianças sofre de anemia, 26 escolas continuam em destroços e gestantes não têm acesso regular ao pré-natal. A falta de energia atinge os lares palestinos todos os dias por períodos de até 18h, e a rede de esgotos está destruída.

A delegação brasileira deve ingressar em Gaza no dia 31 de março, levando mantimentos e material escolar. Foi solicitado o apoio do governo brasileiro a fim de interceder junto aos governos israelense e egípcio para que permitam a passagem da delegação.

Essa iniciativa é parte da solidariedade internacional que exige o levantamento do cerco imposto aos palestinos de Gaza. Viva a luta do povo palestino! Viva a solidariedade internacional!