Na terça-feira, 15, uma plenária na sede do PSTU do Rio Grande do Norte definiu a professora Amanda Gurgel como pré-candidata à vereadora em Natal nas eleições de 2012. Após um amplo debate, o partido decidiu apresentar a jovem educadora, que calou deputados estaduais ao denunciar o caos do ensino público, como alternativa para defender uma educação pública, gratuita e de qualidade. “Queremos oferecer para os trabalhadores e a população pobre de Natal uma verdadeira alternativa socialista para nossa cidade, capaz de enfrentar o descaso que há décadas aflige nossas escolas em função dos partidos tradicionais”, disse a professora.

O anúncio repercutiu, com entrevistas nos principais jornais. Desde que tornou-se símbolo da luta pela educação, especula-se sobre uma candidatura de Amanda, que já recebia declarações de apoio de forma espontânea, nas ruas ou a caminho do trabalho, antes de confirmar a pré-candidatura.

A plenária também apresentou o nome do professor Dário Barbosa como pré-candidato do partido a Prefeitura. O PSTU pretende apresentar um programa socialista e abrir o debate sobre a situação do ensino. “Vamos mostrar para os trabalhadores que não precisam votar naqueles que governaram e deixaram um rastro de destruição em todas as áreas. Vamos disputar politicamente o voto de cada trabalhador. Natal precisa estar nas mãos dos trabalhadores”, destacou Dário.

A plenária também deliberou por procurar o PSOL e o PCB, em busca de uma Frente de Esquerda nas eleições. O objetivo é unificar os partidos que se reivindicam da esquerda socialista, para apresentar um projeto unitário para Natal, enfrentando a elite.

Post author
Publication Date