Cena do filme: Josey participa de assembléia do sindicato
Reprodução

Atividade será no sábado, 15, às 16h30, na sede do partido, seguida de debate sobre a situação da mulher trabalhadoraA Secretaria de Mulheres do PSTU do ABC paulista vai exibir, no próximo sábado, dia 15, o filme Terra Fria (2005), de Niki Caro. A sessão completa o ciclo de atividades do 8 de Março, Dia Internacional de Luta da Mulher.

Nos anos 1970, para fugir da violência de seu companheiro, Josey Aimes (Charlize Theron) volta com os dois filhos para sua cidade natal, onde vivem seus pais. Com as crianças para sustentar, consegue emprego numa mina de ferro, principal atividade econômica da região. Junto com a dureza do trabalho, vem o assédio sexual e moral que Josey passa a sofrer. Apesar da resignação inicial de suas colegas, que também passam pela mesma situação, Josey resolve enfrentar o problema e move o primeiro processo por assédio sexual dos Estados Unidos.

O filme é uma síntese da situação da mulher trabalhadora. A jovem mãe com os filhos para criar sozinha, o trabalho pesado, a diminuição moral perante os colegas de trabalho, a violência sexual, entre outros aspectos, são os temas abordados. Por isso, após a exibição do filme, haverá um debate sobre as diversas formas de opressão apresentadas no filme e de que forma elas se manifestam ainda hoje na sociedade atual.

A entrada é franca e aberta a todas e todos os interessados. A atividade tem início às 16h30, na sede do PSTU ABC, que fica na rua Carlos Miele, 58, Centro de São Bernardo do Campo (SP). Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (11) 4339 7186.

FICHA TÉCNICA:
Título Original: North Country
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 126 minutos
Ano de Lançamento: 2005 (EUA)
Direção: Niki Caro
Roteiro: Michael Seitzman, baseado em livro de Clara Bingham e Laura Leedy
Montagem: David Coulson
Produção: Nana Greenwald, Jeff Skoll e Nick Wechsler
Música: Gustavo Santaolalla
Fotografia: Chris Menges
Elenco: Charlize Theron (Josey Aimes), Elle Peterson (Karen Aimes), Thomas Curtis (Sammy Aimes), Frances McDormand (Glory), Sean Bean (Kyle), Woody Harrelson (Bill White), Jeremy Renner (Bobby Sharp), Richard Jenkins (Hank Aimes), Sissy Spacek (Alice Aimes), James Cada (Don Pearson), Rusty Schwimmer (Betty), Linda Emond (Leslie Conlin), Michelle Monaghan (Sherry), Jillian Armenante (Peg)

  • Visite o site oficial do filme