Julia Eberhardt, da Conlute, no protesto em frente ao estádio
Matheus Birkut

Dois anos depois de ser recebido com festa, Lula receberá vaias no FórumJá são mais de dois mil manifestantes em frente ao estádio Beira-Rio, do Internacional, aguardando a chegada do presidente Lula. Com faixas e bandeiras, os ativistas da Conlutas, Conlute, PSTU e P-SOL, entre outros partidos e organizações, protestam contra as reformas de Lula e cantam muitas músicas, como “Ô Lula, mas que triste, um operário governando pra elite“.

Lula já deixou o Plaza Hotel, em direção ao estádio, onde falará sobre o combate mundial à fome. Na enorme fila formada para assistir o discurso de Lula, que reúne apenas pessoas inscritas oficialmente no encontro, também estão muitos descontentes com o governo, que usam adesivos e camisetas de protesto.

Dois anos depois de ser recebido com festa no Fórum Social Mundial, Lula está prestes a receber a sua primeira vaia. O próprio presidente e seus ministros comentaram o fato durante o decorrer da semana. O ministro Luiz Gushiken, antevendo o que acontecerá no estádio, chegou a declarar que “vaias fazem parte da democracia“. Na noite de ontem, Lula teve uma reunião a portas fechadas com a direção do Fórum Social Mundial.