Publicamos abaixo as propostas mais imediatas para responder ao caos aéreo:– Desmilitarização do controle aéreo, sem privatização. Somos a favor da desmilitarização para acabar com a hierarquia corrupta e incompetente que serve para reprimir e calar os controladores. Por outro lado, defender a desmilitarização como forma de privatizar o setor significa o aprofundamento do caos atual.

– Revogação de todas as punições aos controladores de vôo.

– Estatização das companhias aéreas. As empresas aéreas só desejam altos lucros, às custas de um risco maior para os passageiros. Por isso defendemos a estatização, sob controle de seus trabalhadores.

– Punição, com prisão, de todos os responsáveis pela tragédia, sejam membros do governo, executivos de empresas e empreiteiras. É preciso também demitir todos os ministros que debocharam da crise.

– Expropriação das empresas envolvidas na corrupção da Infraero, além da abertura do sigilo bancário e fiscal de todos os seus dirigentes.

– Romper com o atual modelo econômico e suspender o pagamento das dívidas externa e interna, responsáveis pela falta de obras de infra-estrutura e de investimentos no setor aéreo.

Post author
Publication Date