A cidade de Santa Rita faz parte da grande João Pessoa, é uma das maiores do estado e tem o 4º maior PIB. Os professores da rede municipal estão em greve desde o dia 20 de março na luta pelo cumprimento da lei do Piso Nacional e pelo reajuste de 22% retroativo a Janeiro.

A prefeitura foi pressionada pelo Ministério Público e apresentou uma ridícula proposta de 10% de reajuste dividido em duas vezes (5% Novembro + 5% dezembro), que foi rapidamente rechaçada pela categoria, que encontra-se em um alto grau de mobilização com mais de 85% das escolas fechadas e com assembléias ocorrendo quase que diariamente, lotadas.

Nesta quarta, 4 de abril, seria o dia do pagamento dos salários dos servidores e toda a categoria foi surpreendida com descontos dos salários, esse desconto foi feito de forma abusiva, ilegal e imoral.

A greve não foi julgada ilegal. Além do mais, a administração descontou valores diferenciados chegando ao cúmulo de professores terem seus saldos bancários negativados, o desconto atendeu a todos os gostos e sabores, descontou dos aposentados, dos que estão de licença médica, dos que furaram a greve, dos diretores que são cargos de confiança e etc.

Hoje a categoria demonstrou todo o seu descontentamento, ocupou por toda a manhã a sede da prefeitura, realizou uma assembléia na mesma, e decidiu continuar a greve e que só retornará as aulas quando for fechado o acordo e quando a prefeitura devolver os salários surrupiados. Depois saíram todos em passeata pela principal rua da cidade até a sede do sindicato gritando: “Prefeito, assim você nos mata! Ai se eu te pego, ai ai, se eu te pego…”

A assembléia aprovou também que o setor jurídico do sindicato deve entrar ainda hoje com um mandado de segurança para garantir o pagamento do restante do salário, a direção do sindicato teve uma reunião no período da tarde com um representante da prefeitura e o ministério público. O promotor deu um prazo de até segunda-feira para a prefeitura se explicar sobre os descontos indevidos, na próxima segunda, pela manhã, também acontecerá uma nova assembléia para avaliarmos a greve e tirarmos novos encaminhamentos.