Seminário analisa CUT, Conlutas e Assembléia Popular e conta com palestra de Valério ArcaryEntre os dias 31 de julho e 3 de agosto a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) estará promovendo o Seminário “A Reorganização Sindical e os professores”, que debaterá com a comunidade universitária da Ufal o atual cenário do sindicalismo brasileiro.

O Seminário contará com painéis pelas manhãs, minicursos pelas tardes e exibições cinematográficas na parte da noite, sempre no Auditório da Reitoria (campus A.C.Simões).

No último dia acontecerá uma Assembléia Geral da Adufal, que decidirá o rumo que a entidade deve tomar entre sair ou permanecer na Central Única dos Trabalhadores (CUT), integrar ou não a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) ou a Assembléia Popular de Esquerda (APE).

Para ampliar e aprofundar esse debate entre os docentes, o Seminário contará com as presenças dos professores Valério Arcary (Cefet/SP) e Antonio Carlos Mazzeo (Unesp) e do sindicalista Milton Canuto (CNTE/AL), militantes históricos da causa dos trabalhadores e com visões muito distintas acerca do Brasil e do momento histórico atual.


Confira abaixo a programação

31/07 – Segunda-feira
Painel 1: Por que a Adufal deve permanecer na CUT
Palestrante: Milton Canuto (CNTE/AL)
Debatedor: Prof. Dr. Ivo Tonet (Filosofia/Ufal)
Local: Auditório da Reitoria
Horário: 9 horas

Filme: Entreatos
Direção: João Moreira Salles
Debatedora: Prof.ª Dr.ª Cristina Paniago (Serviço Social/Ufal)
Sinopse: O filme foi realizado entre 25 de setembro a 27 de outubro de 2002, e acompanha os últimos dias da campanha de Lula à presidência. Revela os bastidores da campanha do Lula por meio de material exclusivo. Torna-se mais interessante agora, em ano de provável reeleição de Lula, para olharmos para trás e pensarmos sobre o que restou daquela ingênua euforia.
Local: Auditório da Reitoria
Horário: 19 horas

01/08 – Terça-feira
Painel 2: Por que a Adufal deve integrar a Conlutas
Palestrante: Prof. Dr. Valério Arcary (Cefet/SP)
Debatedora: Prof.ª Dr.ª Belmira Magalhães (Ciências Sociais/Ufal)
Local: Auditório da Reitoria
Horário: 9 horas

Minicurso: As revoluções na história contemporânea
Expositor: Prof. Dr. Valério Arcary (Cefet/SP)
Local: Auditório da Reitoria
Horário: 14 às 17 horas

Filme: Peões
Direção: Eduardo Coutinho
Debatedor: Prof. Dr. A.C.Mazzeo (Unesp)
Sinopse: Lançado em 2004 nos cinemas dos grandes centros culturais do Brasil (São Paulo e Rio), mas desconhecido pelas demais regiões do país. Retrata com cenas históricas do final do anos 70 e 80 do século XX, a história da greve dos metalúrgicos do ABC paulista, que acelerou o fim da ditadura militar no país. Junta-se a isso a história posterior daqueles que participaram da greve e suas relações com Lula como lider sindical. O filme foi rodado no período final da campanha presidencial de 2002.
Local: Auditório da Reitoria
Horário: 19 horas

02/08 – Quarta-feira
Painel 3: Os trabalhadores e a reorganização sindical
Palestrante: Prof. Dr. A.C.Mazzeo (Unesp)
Debatedora: Prof.ª Dr.ª Edna Bertoldo (Pedagogia/Ufal)
Local: Auditório da Reitoria
Horário: 9 horas

Minicurso: Partido, Partido Revolucionário e o Brasil atual
Expositor: Prof. Dr. A.C.Mazzeo (Unesp)
Local: Auditório da Reitoria
Horário: 14 às 17 horas

Filme: A Batalha do Chile
Direção: Patricio Guzmán
Debatedor: Prof. Dr. Valério Arcary (Cefet/SP)
Sinopse: Este filme é considerado um dos melhores e mais completos documentários políticos do mundo, sendo ganhador de inúmeros prêmios internacionais. A Batalha do Chile é o resultado de seis anos de trabalho do cineasta Patricio Guzmán, que teve a oportunidade de presenciar os principais acontecimentos vividos pelos trabalhadores chilenos e o governo socialista da Unidade Popular de Salvador Allende, no começo da década de 1970. Cobre, com várias horas de filme, desde o início do governo Allende até seu final com o golpe militar de Augusto Pinochet, em 11 de setembro de 1973. Exibiremos o 2º filme, A Batalha do Chile II – O Golpe de Estado.
Local: Auditório da Reitoria
Horário: 19 horas

03/08 – Quinta-feira
Assembléia Geral da Adufal
Local: Auditório da Reitoria
Horário: 9 horas
Pautas:
1. Para onde vai a Adufal: CUT, Conlutas, APE?
2. Informes sobre o aumento salarial
3. Outros assuntos