Salão lotado para homenagear o partido
Myrela Leitão

Na última sexta-feira, 14 de agosto, quase 400 pessoas lotaram o salão da Igreja Pompéia, em Porto Alegre (RS), homenagear o PSTU pelos seus 15 anos. A comemoração começou com uma palestra do companheiro Valério Arcary, dirigente nacional do partido e também da extinta Convergência Socialista, corrente expulsa do PT.

Valério contou um pouco da nossa origem e de como e por que nosso partido pode resistir à onda reformista que assolou as demais correntes do movimento operário. Ao som de A Internacional, foi feita uma homenagem a três camaradas que simbolizam bem a estrutura de partido operário, revolucionário que nós defendemos: o camarada Abel Moraes, antigo militante do setor operário; o camarada Denior Machado, histórico militante desde a época da Juventude Alicerce; e a camarada Vera Rosane, importante militante do movimento contra as opressões.

Para finalizar, cantamos parabéns ao partido com um enorme bolo com a bandeira do PSTU. A decoração do lugar contou com uma banca de materiais e jornais antigos desde início da década de 1980, diversas bandeiras e banners do PSTU e também da LIT-QI, do PSTU/Luta Mulher, PSTU/Raça e Classe e PSTU/GLBT. Durante todo o evento, um telão exibiu slides de fotos antigas de diversas lutas e de militantes e ex-militantes que atuaram no Estado.

Em seguida, foi servido um saboroso jantar italiano, especialmente feito por companheiros da regional de Passo Fundo. O ambiente alegre e descontraído seguiu com uma festa até a madrugada quando os “velhos” e a juventude beberam vinho colonial (feito por militantes) e dançaram bastante.