No ano em que se completam os 90 anos da revolução russa, o Portal do PSTU vai publicar um especial para comemorar a data. A partir do dia 1° de setembro, você poderá acessar um grande conteúdo – entre artigos, biografias e multimídia – sobre o tema. O especial vai integrar o conjunto das atividades comemorativas sobre a revolução, como debates, cursos e a série publicada no Opinião Socialista. Desejamos tornar o Portal uma referência na web sobre essa data histórica tão importante.

A relevância do legado da Revolução Russa para o debate do socialismo atual ganha importância, sobretudo, com os fatos acontecidos recentemente na América Latina, sacudida por levantes populares e revoluções. Pretendemos reafirmar a atualidade da estratégia revolucionaria dos bolcheviques em 1917, desmentindo a farsa do “fim do socialismo”, se contrapondo a esquerda reformista que se rendeu ao “canto da sereia” da democracia burguesa.

Para isso, vamos trazer para o leitor artigos concentrando-se sobre o período da revolução, como a revolução de fevereiro, as “Teses de Abril de Lênin”, as jornadas de julho etc. Mas ao longo do ano, outros artigos serão publicados. Alguns deles dedicados ao debate sobre a estratégia revolucionária e ao processo de burocratização que levou a restauração do capitalismo na União
Soviética.

Nosso objetivo é atender ao público do portal, mas também atrair novo leitores, contribuindo na formação política. Para isso, vamos ter também uma seção de biografias, apresentando os principais dirigentes e personagens da revolução russa, de forma que o leitor possa ir conhecendo mais sobre os personagens enquanto lê a cronologia e artigos.

No Portal você poderá acessar um conteúdo multimídia que permitirá ver imagens da época, vídeos e áudios, como o hino da internacional, papéis de parede, dicas de filmes que tratam sobre a revolução russa e uma galeria com os cartazes políticos russos.

Debates e seminários sobre os 90 anos da revolução russa

São Paulo (Santo Amaro) – 15 de setembro, às 16h, inauguração da sede Zona Sul. Rua Amaro André, 87

Campinas (SP) – 15 de setembro, às 14h na sede do PSTU, R. Marechal Deodoro, 786

Post author da redação
Publication Date