Para votar o salário mínimo, Lula faz acordos com bancada ruralistaVários deputados e senadores mantêm trabalhadores cativos em suas fazendas. No final do ano passado, por exemplo, o deputado federal Inocêncio de Oliveira (PFL) foi indiciado pelo Ministério Público do Trabalho, por manter cerca de 53 trabalhadores em regime de escravidão em sua fazenda no Maranhão. Em geral, quando denunciados, esses políticos alegam inocência e põem a culpa em seus capatazes.

Para aprovar sua proposta de salário mínimo no Congresso Nacional, o governo Lula fez um acordo com a bancada ruralista, colocando na geladeira o projeto que desapropria para fins de reforma agrária as terras onde há trabalhadores em regime de escravidão.

Em troca da manutenção do arrocho sobre os trabalhadores, Lula faz vistas grossas para a degradação humana imposta por estes coronéis. Mas para quem tem no seu governo dois eminentes representantes do latifúndio, como os ministros Roberto Rodrigues e Luiz Fernando Furlan, não se podia mesmo esperar outro tipo de atitude.
Post author
Publication Date