Em pelo menos duas cidades, a combinação de política e folia ganhou um espaço distinto durante o Carnaval. Em Olinda(PE), há anos os partidos políticos tem um espaço próprio para montar suas barracas e participar da festa. O PSTU, obviamente, não poderia ficar fora desta festa.

Este ano, nossa barraca será instalada na quinta-feira (que já é “de Carnaval”, em Pernambuco) com o lançamento da pré-candidatura da companheira Ana Lins para a Prefeitura. O tema da barraca será a luta contra a Alca e a denúncia do governo Lula e seus ataques. A animação ficará por conta da participação de vários artistas e a apresentação de blocos, como o já tradicional “A Porta” e nações de maracatu e cabloquinho.

Em São José dos Campos(SP), entidades do movimento sindical (metalúrgicos, alimentação, condutores, entre outros) e popular têm um bloco próprio, o Acorda Peão, que sai às ruas no sábado pela manhã, sempre com temas políticos e muita animação. Criado há cinco anos, o Acorda Peão levará cerca de 400 pessoas com o enredo A fome continua, composto pelo diretor do Sindicato dos Metalúrgicos e militante do PSTU Renato Bento Luiz, o Renatão. Sendo uma contundente, mas super ritmada, crítica aos muitos descaminhos do governo Lula, o samba (disponível em www.sindmetalsjc.org.br) fala do acordo da Alca, dos transgênicos, do desemprego e das muitas promessas mentirosas feitas por Lula durante a campanha eleitoral.
Post author Wilson H. Silva, da redação
Publication Date