A Polícia Militar enviou quatro viaturas (placas LKS 8596, LPC 4806, KLY 0995, LPD 3164) com cerca de dez militares para a sede da ABI no início da noite desta quinta-feira, 19, a pretexto de evitar qualquer confusão diante do ato público que se realiza no auditório da Casa em solidariedade aos 13 participantes do protesto contra a visita ao Brasil do Presidente dos EUA, Barack Obama, diante do Consulado Americano, no Centro do Rio, em 17 de março último.

Os integrantes das viaturas foram interpelados pelo Presidente da ABI, Maurício Azêdo, em razão de ocupação semelhante do espaço da Casa, mesmo no hall do edifício Herbert Moses, só ter como precedente o período da ditadura militar.

—A ABI estranha que no Estado Democrático de Direito se repita um comportamento que foi típico da ditadura militar. Pedimos esclarecimentos ao Comandante do grupo para que se dirija ao Comando do 13º BPM a fim de esclarecer este episódio. Se persistir a permanência da polícia aqui, vamos encaminhar uma mensagem de protesto ao Governador Sérgio Cabral e ao Comandante da Polícia Militar.

Com a permanência da polícia no local, Maurício Azêndo enviou mensagem ao Governador Sérgio Cabral com o seguinte teor:

“Senhor Governador,
O 13º Batalhão de PM mandou duas viaturas e pelo menos seis praças para a sede da ABI, a pretexto de prevenir manifestações no ato em realização em nosso auditório em solidariedade com os 13 participantes do protesto no Consulado dos Estados Unidos contra a visita do Presidente Obama. A ABI estranha esse procedimento, que tem precedente somente na ditadura militar e agride o Estado Democrático de Direito. Peço sua intervenção.
Maurício Azêdo, Presidente da ABI”

Em resposta, Sérgio Cabral repassou ao Presidente da ABI o e-mail que endereçou ao Comandante-Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Coronel Mário Sérgio Duarte, com a seguinte determinação:
—Mário Sérgio, veja isso por favor!!

Entretanto, uma das quatro viaturas permaneceu estacionada na calçada oposta ao prédio da ABI até o final do evento.