Estudantes comemoram a fundação de nova entidade
Palikura fotos

Nasce a Assembléia Nacional dos EstudantesÀs 11h30 desse dia 14 foi fundada uma nova entidade estudantil como alternativa à UNE para coordenar e impulsionar nacionalmente um novo movimento estudantil. Foi um dia histórico para o movimento estudantil combativo, cujo palco foi o Congresso Nacional de Estudantes, no campus da UFRJ no Fundão, Rio de Janeiro.

Intensos debates
A aprovação de uma nova entidade, ante a falência da UNE, foi fruto de um intenso debate travado durante os meses de preparação do Congresso e especialmente nesses três dias de discussão. Havia ainda outras três propostas com relação ao tema. A proposta de um fórum nacional de estudantes que também aglutinasse os que atuam no interior da UNE. Já as propostas 3 e 4 eram contra a fundação de uma nova entidade nesse momento.

“Essa geração aqui presente foi educada a não sonhar e a não lutar pelos seus sonhos; temos que mudar isso; não podemos deixar o tempo passar, a hora é agora que o movimento estudantil está mostrando a sua força e vai sair daqui com uma nova entidade estudantil, que vai balançar as escolas, as universidades”, discursou Camila Lisboa, da Secretaria Nacional de Juventude do PSTU.

A ampla maioria dos delegados aprovou a nova entidade, numa grande explosão de alegria, gritos e papel picados para o alto.



Concepção
“Os delegados tem hoje a possibilidade de construir um novo capítulo na história do movimento estudantil brasileiro. Chamamos os delegados a levantarem seus crachás e participarem desse momento histórico de fundação de uma nova entidade”, afirmou Bruno, militante do PSTU, durante a discussão sobre a concepção de entidade a ser construída.

Havia a proposta de uma nova entidade, a ANEL e outra, que propunha uma entidade aos moldes do que foi a Conlute. Venceu por ampla maioria a proposta da Assembléia Nacional dos Estudantes Livre, marcando definitivamente esse dia 14 na história do movimento estudantil brasileiro de luta.