Em 17 estados, 51.486 estudantes, em mais de 100 instituições, participaram até agora do Plebiscito Nacional sobre a Reforma Universitária. E o resultado é fantástico: 94% disseram NÃO à ReformaDurante duas semanas, o plebiscito levou para as universidades e escolas o debate sobre os principais projetos já aprovados da reforma Universitária, como o Sinaes, a regulamentação das fundações, o Prouni e chamou os estudantes a se posicionaram sobre a reforma e a vergonhosa posição da UNE de apoiá-la.

Na avaliação de Julia Eberhardt, da coordenação da Conlute, “o plebiscito foi uma enorme vitória. O objetivo era chegar a 50 mil votos e, pelos últimos informes, vai ultrapassar essa meta. Foi uma das melhores formas que encontramos até agora para conscientizar os estudantes sobre a reforma. O pessoal fazia fila para votar, chamava os amigos, dava força pra gente dizendo: `é isso aí, pelo menos alguém está fazendo alguma coisa`”.

Um plebiscito “contra tudo e contra todos”

O governo e a UNE estão fazendo de tudo para aprovar a reforma. E o plebiscito foi na contramão desse projeto e reforçou a necessidade de se lutar contra a reforma. Mas o plebiscito também enfrentou setores da esquerda do PT e o P-SOL, que se colocaram contra a sua realização. Dizendo que não daria tempo e que o SIM ia ganhar, eles boicotaram o plebiscito. Nas universidades em que essas correntes têm uma boa inserção, isso foi prejudicial. Se tivessem participado, o resultado seria de 200, 300 mil votos.

Preparar o 2º Encontro Nacional

A tarefa agora é divulgar os resultados em todo o país e entregá-lo no Ministério da Educação, durante a Marcha do dia 25. Depois, é preparar nosso 2º Encontro Nacional, que será no Fórum Social Mundial e, a partir daí, vamos pra guerra contra a reforma!

CONFIRA OS RESULTADOS DO PLEBISCITO*:

1. O Novo Provão do governo (Sinaes) corta verbas das universidades públicas que forem mal avaliadas, obrigando-as a buscar recursos no mercado através das fundações privadas. Você concorda com isso?
NÃO – 94,58%
Sim – 4,38%
Brancos – 0,52%
Nulos – 0,13%

2. O Prouni (Projeto “Universidade para Todos”) dá isenção fiscal aos donos das faculdades privadas em troca da abertura de vagas, ao invés de ampliar vagas nas universidades públicas. Você concorda com isso?
NÃO – 94,69%
Sim – 4,70%
Brancos – 0,47%
Nulos – 0,14%

3. Você concorda com a Reforma Universitária que o governo Lula está implementando?
NÃO – 94,31%
Sim – 3,71%
Brancos – 4,53%
Nulos – 0,35%

4. A União Nacional dos Estudantes (UNE) apóia a reforma universitária do governo, ao invés de organizar a luta para barrá-la. Você concorda com isso?
NÃO – 93,20%
Sim – 4,75%
Brancos – 4,53%
Nulos – 0,30%

* Estes resultados são parciais, pois a apuração do plebiscito ainda não terminou.

Post author da redação
Publication Date