Previsão é de 10 milhões de votosBRASÍLIA – Representantes de entidades que participam da Campanha Jubileu Sul/Brasil divulgam hoje, às 11 horas, na Câmara dos Deputados, o resultado final do plebiscito da Alca. A expectativa do candidato do PSTU à Presidência, José Maria de Almeida, é a de que 10 milhões de pessoas tenham participado da votação, superando os 5,4 milhões de votos dados no plebiscito sobre a dívida externa, realizado em 2000.
– Mais do que os números finais, o que importa é o debate suscitado na sociedade – afirmou Zé Maria.

O candidato do PSTU acha que a entrada do Brasil na Alca não vem sendo discutido de forma correta e responsável. Segundo ele, os adversários na eleição presidencial estão escondendo o tema da população. Além da Alca, ele destaca o debate em torno da utilização da base militar de Alcântara, no Maranhão.

-Em um momento no qual o governo dos Estados Unidos planeja invadir o Iraque, os brasileiros estão preocupados em ter de ceder parte de seu território para a construção de uma base militar – complementou.

O coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, além de D. Franco Masserdoti (Conselho Indigenista Missionário), Sandra Quintela (Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul) e representantes da CUT, da UNE e do Sindicato dos Advogados de São Paulo participarão da divulgação dos números finais do plebiscito.

Na parte da tarde, as entidades vão se reunir com um grupo de aproximadamente 700 famílias de trabalhadores sem-terra. Eles estão marchando em direção a Brasília desde a madrugada de domingo. Partiram do acampamento Oziel, próximo ao rio Pipiripau, saída norte do Distrito Federal. São 54 km até chegar à capital federal.

O grupo marcou audiências com o secretário-geral da Presidência, Euclides Scalco, e com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio. Eles pretendem encontrar-se, ainda, com os presidentes da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG) e do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS).

Amanhã, estão previstas novas reuniões para definir, a partir da divulgação do resultado final do plebiscito, quais serão os próximos passos para impedir a entrada do Brasil na Alca. Às 11 horas, uma comissão irá encontrar-se com a embaixadora dos Estados Unidos, Donna Hrinak, para apresentar o documento.