As lideranças do Pinheirinho, em São José dos Campos, vão receber ativistas dos principais movimentos sociais do Brasil para uma reunião que vai ocorrer nesta quarta-feira, 15 de novembro, a partir das 9h. Como o acampamento não tem uma estrutura apropriada, o encontro será na escola estadual Edgar de Mello de Castro, vizinha da ocupação.

Entre as entidades presentes, estarão MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados), UNM (União Nacional por Moradia), MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade), CMP (Central de Movimentos Populares), além do MUST (Movimento Urbano dos Sem Teto), que dirige a ocupação em São José.

Além de discutir um plano de lutas para os próximos anos, as entidades devem dar o seu apoio às famílias do Pinheirinho, que são ameaçadas por uma ação da Prefeitura Municipal que manda derrubar as casas do local. Enquanto os advogados dos sem-teto estão recorrendo da decisão, os moradores preparam a resistência.

Placas e faixas anunciando a resistência à ordem de derrubada das casas são visíveis durante toda a extensão da ocupação. Assembléias internas também preparam estratégias a serem utilizadas contra a ação da Tropa de Choque da PM.