1 – Partido da ditadura: O PFL remonta aos tempos mais duros da ditadura. Formado a partir da Arena, partido de apoio aos governos ditatoriais, representa o setor tradicional mais à direita na política nacional.

2 – Coronéis do poder: Entre os mais conhecidos coronéis da política brasileira está Antônio Carlos Magalhães (ACM), um dos grandes caciques do partido e da política brasileira. Corrupto, populista é um dos maiores defensores das classes dominantes no Brasil.

3 – Latifundiários: O partido também é conhecido por ser integrado por poderosos latifundiários. O deputado federal Ronaldo Caiado tornou-se famoso, alguns anos atrás, por defender um tratamento mais violento contra os sem-terra

4 – Ligação com o poder: Uma das ideologias do PFL é estar sempre ligado ao poder. Desde sua formação, seus representantes sempre mantêm laços estritos com o poder. Foi assim com Sarney, Itamar Franco, FHC e, agora, com o governo Lula.

5 – Política neoliberal: O PFL, quando interessa, se diz de oposição, mas é um dos maiores apoiadores do neoliberalismo. Por isso, foi a favor das privatizações, da reforma da Previdência, do arrocho aos trabalhadores no decorrer dos anos e outras heresias contra a soberania do país e aos direitos dos trabalhadores.

6 – Corrupção: De tanto envolvimento em escândalos de corrupção, dirigentes do PFL são especializados em amenizá-los. Não é à toa que ACM foi convocado para socorrer o PT no caso Waldomiro Diniz. A maioria de seus dirigentes já esteve envolvida em corrupção.

Post author
Publication Date