Petroleiros da empresa Estre Petróleo deflagram greve em Carmopólis (SE). Dez sondas de produção de petróleo estão paralisadas no campo de extração e produção em Sergipe e duas sondas na Bahia. “Há meses estamos em negociação com a empresa que vem enrolando e não atendeu o conjunto das reivindicações apresentadas pelos petroleiros”, disse Stoessel Chagas, o Toeta, diretor do Sindipetro-AL/SE.

A greve teve início na sexta-feira, 14, e segue firme e forte. Das 12 sondas que a Estre Petróleo opera em Sergipe, dez estão paralisadas. A empresa ainda opera duas sondas no estado da Bahia e as duas estão paralisadas. Na tarde de ontem, a empresa apresentou uma contraproposta que não contemplou os operários. Hoje, em assembleia realizada pela manhã, a contraproposta apresentada pela Estre Petróleo foi rejeitada por unanimidade pelos trabalhadores.

Os petroleiros em greve reivindicam: reajuste de 6% nos salários; valor do ticket alimentação em R$250; isonomia pelo maior salário em cada função; pagamento retroativo (função júnior) em 30 dias; limitação do tempo do transporte em uma hora; recebimento do pré-embarque; plano de saúde único para todos; especificar data de pagamento dos salários no acordo coletivo de trabalho.

“Enquanto a empresa não atender as reivindicações, a greve continua. O Sindipetro está garantindo toda a estrutura da greve para que a vitória dos trabalhadores seja alcançada”, afirmou Toeta.