Federação petroleira têm longa trajetória de luta, inclusive em protestos que derrubaram presidentes no Equador. Veja abaixo a mensagem de solidariedade, traduzida ao português.Companheiros e companheiras trabalhadores (as) petroleiros da República do Brasil

Em nome da Federação Nacional dos Trabalhadores da Empresa Estatal Petróleo do Equador (FETRAPEC), fazemos chegar nossa mensagem de solidariedade e apoio pelas lutas permanentes que vocês, juntamente com suas organizações sindicais, têm tido que empreender na defesa de seus legítimos direitos trabalhistas (que são humanos e constitucionais), e do patrimônio público, que pertence a todo o povo brasileiro.

É de nosso conhecimento que vocês assumiram agora, com absoluta responsabilidade e valentia, a difícil tarefa de iniciar uma nova jornada, com a declaração de greve, exigindo um justo reajuste salarial e melhores condições de trabalho para que se diminuam os riscos de acidentes de trabalho e as doenças profissionais. Expressamos nosso respaldo, nutrindo a esperança de que seus objetivos sejam alcançados. Porque apenas nós trabalhadores geramos valor e riqueza, e o que vocês exigem hoje não é senão recuperar algo de que outros se apropriam e se aproveitam. No caso, os grupos de poder econômico e político, que dominam nossos Estados, em prejuízo dos interesses de nossos povos.

Saudações fraternais e combativas: pela unidade dos trabalhadores da América e de todo o mundo.

Diego Cano Molestina
Presidente da Fetrapec