Ato reuniu diversas organizações

Na tarde quente de Recife desse dia 27 aconteceu o ato em apoio à população de Pinheirinho, que sofre com o ataque brutal do governo do PSDB em São Paulo. A atividade de solidariedade contou com a participação de dezenas de ativistas do PSTU, PCB e PSOL, além de representantes do Sindicato dos trabalhadores da Justiça Estadual (SINDJUD/PE), Sindicato dos Professores Municipais do Recife (SIMPERE), Sindicato dos Trabalhadores da UFPE (SINTUFEPE) e Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (SINTECT).

Populares que estavam no local também se manifestaram em solidariedade e o local escolhido foi a esquina da Sete de setembro com a Avenida Conde da Boa Vista. É um espaço histórico para o movimento da esquerda pernambucana. Durante o ato foi realizada uma panfletagem e discursos contra o despejo das famílias e também contra a criminalização dos movimentos.

O momento mais emocionante foi quando a passeata contra o aumento das passagens, organizada pelos estudantes recifenses, passou em frente ao ato e uma onda de palmas tomou conta da imensa Avenida Conde da Boa Vista.

Em nota Jair Pedro expôs sua indignação: “o absurdo de tudo isto é saber que várias pessoas foram mortas e outras feridas pelo gás de pimenta, pelas balas disparadas pelos mais de 2000 policiais“.

Novos atos ficaram de ser marcados em apoio à população do Pinheirinho na reunião do Comitê de Solidariedade. A certeza que fica após o ato é que a indignação com a violência e a criminalização dos movimentos sociais tem que ser combatidas pelo próprio movimento e toda sociedade.