Luís Carlos França, nascido em Salvador , casado, tem 5 filhos.

Trabalha na área de informática há 23 anos, tendo trabalhado no SERPRO, Banco Econômico, Bank of Boston, a 14 anos trabalha na DATAPREV empresa Estatal de Informática da Previdência Social, exercendo o cargo de assistente de tecnologia da informação(licenciado para mandato sindical).

Começou sua militância no movimento estudantil em 1978, e também no movimento popular, sendo diretor da comissão de moradores do Nordeste de Amaralina, combateu a ditadura militar, participou das manifestações pelas Diretas Já, apiou no primeiro momento a campanha pelo FORA COLLOR e Eleições Gerais!

Atualmente encontra-se no 3º mandato de diretor do SINDADOS – Sindicato dos Trabalhadores de Informática, é dirigente da CUT Estadual, e dirigente da Comissão Nacional Anti-Racista da CUT/Nacional, foi representante eleito nacionalmente durante 2 anos da comissão que discutiu teconologia da informação da Previdência Social.

Militou no PT “Partido dos Trabalhadores“ até o ano de 1992, tendo saído por divergências políticas em 1994. Fundador do PSTU(Partido Socialista dos TrabalhadoresUnificado).