PSTU Floripa

Vítima de câncer faleceu neste dia 21 Alirio L.P. Eberhardt.  Alirio foi o fundador da Convergência Socialista em Santa Catarina, organização que posteriormente deu origem ao PSTU. Alirio desde  cedo, ainda  seminarista, se tornou um socialista convicto. E isso não era fácil no inicio dos anos 1970, quando vivíamos os mais duros anos da ditadura militar.

Nesse período ele ingressou no curso de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o que em si só já era um ato de bravura, pois significava tornar-se, de imediato, suspeito diante da temível repressão politica da ditadura. Em 1982 já morando em Florianópolis,  juntamente com mais alguns companheiros e companheiras,  criou aqui no estado de Santa Catarina o primeiro núcleo da Convergência Socialista.

Depois disso Alirio, mesmo não participando organicamente, nunca se afastou de nossa corrente. Foi filiado desde o primeiro dia no PSTU e nele sempre podíamos encontrar apoio e entusiasmo diante das lutas dos trabalhadores e da juventude. Sua grande compreensão marxista fez com que ele, mesmo nos difíceis anos da década de 1990, não perdesse a clareza da necessidade da revolução socialista para o Brasil e para o mundo. Alirio também não sucumbiu às grandes pressões oportunistas e carreiristas provocadas pelo PT e se manteve um íntegro revolucionário, até o seu último dia.

Alirio presente! Até o socialismo, sempre!