Peru

  • População quer paralisação contra Toledo
  • Respaldada por organizações camponesas, estudantis, sociais e partidos de esquerda, a Confederação Geral dos Trabalhadores Peruana convocou para 14 de julho uma paralisação nacional. A pauta de reivindicações inclui a mudança na política econômica e a renegociação da dívida externa. Uma pesquisa de opinião do Instituto de Investigações de Ciências Econômicas do Peru revelou que 85% da população acreditam que a renúncia do presidente Alejandro Toledo deveria estar entre as reivindicações da paralisação.

    Bolívia

  • Confirmado o referendo do gás
  • O Congresso boliviano aprovou a realização do referendo sobre o gás para o dia 18 de julho. A consulta terá cinco perguntas, mas a COB alega que nenhuma delas tratará da nacionalização do gás, como quer o movimento: “Este referendo é uma armadilha do presidente Mesa para respaldar seu projeto de entregar o gás às multinacionais”, afirmou Jaime Solares, presidente da COB. A orientação da central é boicotar o referendo e, onde for possível, impedir que as mesas de votação sejam instaladas. O MAS, de Evo Morales, se somou à bancada da direita para aprovar a realização do referendo e, contra a maioria das organizações, está com o governo convocando a população a votar.

    Espanha

  • Tirando tropas do Iraque e mandando para outro lugar
  • O recém eleito primeiro-ministro da Espanha, José Zapatero, provou ser uma farsa. No dia 6, sua proposta de enviar tropas ao Haiti e reforçar a presença militar da Espanha no Afeganistão foi aprovada no Parlamento. Zapatero elegeu-se comprometido com a retirada das tropas do Iraque, mas, na primeira oportunidade, socorre os EUA.
    Post author
    Publication Date