IRAQUE

Insubordinação no exército dos EUA

Dezenove soldados de um batalhão do exército norte-americano no Iraque se recusaram a participar de uma missão em Bagdá. A insubordinação foi confirmada pelo Pentágono e mostra os sintomas da desmoralização que afeta todo um setor do exército dos EUA. A rápida deterioração da situação no Iraque pode ampliar ainda mais situações como essa.

COLÔMBIA

700 mil contra Uribe

Mais de 700 mil colombianos participaram dos protestos contra o presidente Álvaro Uribe. As manifestações reuniram funcionários públicos, sindicalistas, partidários de oposição e manifestantes de entidades indígenas. As faixas e cartazes dos manifestantes traziam dizeres contra o desemprego no país e contra os planos de Uribe de modificar a Constituição para se reeleger.

BOLÍVIA

Congresso aprova julgamento de Goni

Foi recebida com festa a autorização do Congresso Nacional para o julgamento do ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, o Goni, pelas mortes durante a “Guerra do Gás“, há um ano. No dia 14, por 105 votos, contra 25 e 13 abstenções, a abertura do processo contra Goni e mais 15 membros de seu governo foi autorizada.
Ativistas comemoraram, após uma grande campanha que recolheu mais de 200 mil assinaturas e culminou com uma vigília em frente ao Congresso. Sánchez de Lozada, que continua exilado nos EUA, sera julgado pela Corte Suprema, o que gera desconfiança, pois todos os membros da Corte Suprema foram nomeados por ele.
Na segunda, 18, milhares de pessoas, após caminharem por uma semana, chegaram a La Paz, para exigir a punição de Goni e uma nova lei, que recupere o controle do gás boliviano.
Post author
Publication Date