EUA

Nova York vai às ruas contra Bush

Centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de Nova York, no último domingo, para protestar contra a convenção do partido Republicano que se realiza na cidade. Nas mais de 20 quadras tomadas pelo protesto contra Bush se destacavam dezenas de caixões, lembrando os mortos no Iraque. Um cartaz empunhado por um veterano do Vietnã alertava: “Ameaça terrorista: Bush está chegando em NY!”. Outros cartazes chamavam Bush de mentiroso ou de torturador de Abu Ghraib. A cidade promete ferver durante esta semana com mais protestos.

ARGENTINA

Líder piqueteiro é preso

O principal dirigente piqueteiro da Argentina, Raúl Castells, foi preso no dia 25 na Província de Santa Fé. A prisão provocou uma onda de protestos. Foram bloqueadas nove ruas na capital e um grupo acampou em frente à Casa Rosada, sede do governo. Os movimentos solidários a Castells preparam um protesto para esta semana.

ISRAELAssentamento na Cisjordânia

Israel iniciou a construção de cem novas unidades residenciais em um assentamento na Cisjordânia, como parte do movimento de expansão nos territórios ocupados. As novas construções no bairro de Har Gilo, que atualmente conta com 120 famílias, deverão estar completas no fim do ano. Palestinos, apoiados pela Liga Árabe, acusaram os EUA de apoiar o avanço da ocupação israelense ao sinalizar a aceitação de expansão dos assentamentos de Israel em território palestino.
Post author
Publication Date