Oliverio Medina

Leia a nota do PSTU sobre o ataque do governo Lula, que quer extraditar o padre Oliverio Medina, a pedido do presidente da Colômbia, Alvaro Uribe1. O PSTU considera uma exigência elementar de compromisso com as liberdades democráticas o pedido ao governo Lula de que não aceite a pressão do governo da Colômbia, recusando a extradição de Oliverio Medina, e mais, a sua imediata libertação.

2.O fundamento desta posição é político e jurídico. Oliverio Medina é representante em nosso país de uma organização formada há décadas, em circunstâncias de guerra civil e que, por isso, recorreu às armas. Independentemente da posição que cada organização e cada um possa ter em relação ao programa, à história e às táticas, inclusive os métodos, das FARC – que poderão ser mais ou menos críticas – não é esta a questão que está colocada diante da prisão de Oliverio. A questão colocada é a solidariedade com um militante perseguido pela repressão.

3. Além da solidariedade política com um ativista anti-imperialista, membro de uma organização que se reivindica da luta pelo socialismo, estamos diante de uma arbitrariedade que violenta os direitos democráticos. A violação aos direitos democráticos de Oliverio Medina é uma violação aos direitos democráticos de todos nós. Oliverio constituiu família no Brasil e tem, inclusive, um filho brasileiro. Portanto, o governo Lula, de acordo com a ordem jurídica em vigor, está obrigado a lhe dar residência permanente. De resto, depois de anos de presença no Brasil, não pesa contra ele nenhuma acusação pela suas atividades em nosso país.

4. Oliverio Medina só foi preso pela polícia sob as ordens do governo Lula porque Uribe, o governo mais reacionário do continente, pediu. Não é controverso que o governo colombiano, na América do Sul, se distingue por ser o mais alinhado com Washington. O PSTU se coloca a serviço da campanha pela não extradição e pela libertação de Oliverio, e disponível para as iniciativas que forem encaminhadas.

Direção Nacional do PSTU