Mal comemoramos a chegada do ano novo e já demos de cara com um possível aumento nas passagens do ônibus.  Paulo Câmara (PSB) acabou de assumir o governo de Pernambuco e já veio com essa péssima notícia. O seu Secretário das Cidades, André de Paula, saiu com um pronunciamento na sexta-feira (2) afirmando sobre a possibilidade de aumentar as tarifas. Caso isso aconteça, o anel A pode passar para R$ 2,67. Isso significa um aumento de 23%.

Pra quem apostou suas fichas no candidato Paulo Câmara, que prometeu congelamento das tarifas e várias melhorias na qualidade do transporte, está se sentindo traído.  Foram promessas de bilhete único, fim dos anéis B e D, nenhum aumento de passagem, mais frota e melhores terminais integrados e ônibus. Contudo, passadas as eleições, a realidade é a proposta de aumento que apertará ainda mais o bolso dos trabalhadores e jovens. O gasto por mês com ônibus e metrô representa 22% do orçamento das famílias em Pernambuco.

A realidade cruel do sistema de transporte público e a máfia dos transportes
Quem anda de ônibus em Recife sabe bem o caos das filas nas integrações, o calor dos ônibus lotados e a demora da espera pelo transporte. E pelo péssimo serviço oferecido, paga-se um preço muito alto. Fernando Bandeira, presidente da URBANA – PE (Sindicato das empresas de transporte) deu declaração se justificando que como não houve reajuste nos últimos três anos, há um déficit nas contas, e que o aumento das passagens servirá para cobrir este rombo.

Mas aí que eles tentam nos enganar: os governos oferecem milionários incentivos às empresas, isentando seus impostos. Em cima do alto valor da passagem, empresas como Borborema, Metropolitana, Caxangá e tantas outras estão ganhando rios de dinheiro. Para completar a máfia dos transportes ainda deixam de pagar direitos trabalhistas aos rodoviários. Um exemplo foi a investigação feita pelo Ministério do Trabalho que demonstrou um roubo de milhões em horas extras.

Transporte público é um direito: com qualidade e livre acesso
Infelizmente, na mão de empresários, o sistema de transporte vira um grande negócio. Os governos garantem lucros milionários aos donos de empresas. É preciso mudar as regras desse jogo. Só com luta é possível vencer. Trabalhadores de várias cidades do país estão sofrendo o mesmo ataque que em Recife: São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Florianópolis. Em todas elas, os jovens e trabalhadores estão organizando suas lutas. É necessário seguir o exemplo e exigir que não haja nenhum centavo das passagens!

Nós, do PSTU fazemos um amplo chamado as entidades estudantis, centrais sindicais e movimentos populares. Só a unidade nas ruas pode resistir aos ataques e garantir vitórias!

-Nenhum aumento na passagem do busão!

– Passe-livre para estudantes e desempregados!

– Auditória pública nas contas das empresas de ônibus!

– Estatização do transporte púbico sobre controle dos trabalhadores!

ACESSE o site do PSTU-PE