As eleições para o DCE da UFMG aconteceram nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20 de maio. Durante o processo eleitoral foi evidente o repúdio dos estudantes à atual diretoria do DCE ligada ao PCdoB e à UNE e houve uma votação expressiva na chapa de OPOSIÇÃO AUDÁCIA, composta por militantes do PSTU, do “Novo Partido“ e independentes.
A chapa do PC do B (ATITUDE) ficou em crise completa, mal fez campanha, e vários de seus integrantes reconheceram que tinham perdido as eleições. O processo ocorreu normalmente, exceto por uma tentativa de fraude do PCdoB em uma das urnas, que no entanto não alteraria o resultado das eleições.

Agora, o PC do B vem fazendo de tudo para impedir a apuração das eleições. Ameaçaram se retirar e não reconhecer o processo, entrar na justiça, apresentar recursos em tudo, até que conseguiram adiar a apuração para a próxima Terça Feira, quando com certeza tentarão impedir novamente a apuração através da justiça, de manobras políticas ou enfrentamento físico.

Por isso, fazemos um apelo para que todas as entidades e tivistas do movimento estudantil divulguem o que está acontecendo e se posicionem contra estes métodos, e a favor da apuração imediata das eleições.

A chapa AUDÁCIA está convocando uma manifestação na terça-feira, 25, no local da apuração, para impedir mais um golpe do PCdoB.

  • Imediata apuração das eleições do DCE UFMG!!!
  • Em defesa da democracia no movimento estudantil!
  • Fora PCdoB da UFMG!