Os donos das empresas de ônibus de Macapá (AP) realizam um verdadeiro cerco ao sindicato dos trabalhadores. Os ataques se dão por meio de várias ofensivas.

Os patrões movem processos contra o sindicato e seus dirigentes. Além disso, há a formação de uma oposição à diretoria do sindicato, com membros liberados do trabalho pela patronal. Há também o não-repasse das mensalidades dos associados à entidade ou então constantes atrasos.

Os diretores e o presidente do sindicato, Joinville Frota, candidato do PSTU à Prefeitura de Macapá, sofrem constantes ameaças. Como se não bastasse, os patrões realizam uma demissão seletiva de toda a vanguarda para tentar minar a base do sindicato.

As ameaças vão desde telefonemas ao celular de Frota, cerco por jagunços ao carro de som do sindicato, rondas em torno da casa de Frota e Liduina, sua companheira e diretora do sindicato, e até mesmo ataques como o coquetel molotov atirado contra sua casa.

Frente a esses acontecimentos, a reunião da coordenação da Conlutas aprovou uma resolução que chama todos os sindicatos a incorporarem-se na campanha em defesa da vida de Frota. No Rio de Janeiro (RJ), somaram-se à campanha o grupo Tortura Nunca Mais e a Associação dos Juízes pela Democracia. Agora se manifestou a Anistia Internacional.

Governo e Justiça não se movem
O conselheiro da OAB do Rio de Janeiro, Aderson Bussinger, que esteve em Macapá acompanhando a situação e em Brasília conversando com o ministro Tarso Genro, viu com muitas preocupações a inércia do governo e da Justiça. “A campanha política no estado está muito boa e o apoio popular é impressionante. Quando fomos ao TRE, os porteiros e faxineiros vinham se solidarizar com Frota, nos restaurantes os garçons e nas ruas a população mais carente. Mas, do ponto de vista jurídico, as coisas não se moveram”, disse.

Campanha
Proteste contra as perseguições ao Sincottrap e as ameaças aos diretores e a Frota. Escreva para:

Ministério da Justiça
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Edifício-Sede
CEP 70064-900 – Brasília – DF
Tel.: (61) 3429 3000

Governo do Amapá
Palácio do Setentrião
Rua General Rondon, 259, Centro
CEP 68906-130 – Macapá – AP
Fax: (96) 3212 1104
E-mail:[email protected]

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Avenida Mendonça Júnior, 1502, Centro
CEP 68900-020 – Macapá – AP
Tel.: (96) 3214 1702 – Fax: (96) 3214 1701 / 3223 5471

Post author
Publication Date