Trabalhadores da Construção Civil em Fortaleza (CE) tomaram as ruas da cidade com cerca de 3 mil operários que cruzaram os braços na manhã de terça-feira (12). O setor está em campanha salarial e luta para que suas reivindicações sejam atendidas.

No dia seguinte, às 7h, também houve mobilização com o mesmo número de manifestantes. Uma grande passeata ocorreu nas principais avenidas da cidade deixando o trânsito caótico. Segundo o membro da Conlutas-CE, Zé Batista, a revolta dos trabalhadores moveu a mobilização. “Fizemos uma assembleia e nela foi deliberada a paralisação, os trabalhadores não suportam mais a situação precária e as péssimas condições de trabalho”, informou. Novamente os operários se confrontaram com a polícia. As principais reivindicações dos trabalhadores são por mais segurança no trabalho e contra a precarização no setor.

“Isso já mostra como vai ser a campanha salarial de 2010 em fortaleza, pois os trabalhadores não aguentam mais tanta exploração nos canteiros de obra”, disse Zé Batista.

A pressão é forte para que os empregadores atendam as demandas dos operários. No próximo dia 21 de janeiro às 18h, haverá uma assembléia para a aprovação da pauta de reivindicação.

Os trabalhadores voltaram ao trabalho no dia 13, porém novas assembleias acontecerão, e uma audiência foi marcada para definir os rumos da campanha, porém se as reivindicações não forem cumpridas a paralisação será retomada.