O Movimiento al Socialismo, partido da LIT-QI no Equador, é um jovem partido fundado há dois anos por militantes oriundos do trotsquismo, ex-militantes do PCMLE e do PS. Os militantes do MAS na capital, Quito, têm uma atuação na juventude da Universidade Central, na Escola Politécnica Nacional e no movimento popular.

Durante as jornadas de 13 a 20 de abril, o MAS ajudou a organizar as assembléias da Politécnica fazendo aprovar a adesão à luta pelo ‘Fora Lucio!’ e participando das barricadas de estudantes que enfrentaram os bandos que chegavam do litoral para apoiar Lucio no dia de sua queda.

O MAS também organizou, junto com o Fare (movimento de oposição da Faculdade de Economia da Universidade Central), uma coluna na marcha do dia 19 de abril, que reuniu mais de 100 mil pessoas e antecipou a queda de Lucio. Na cidade de Cuenca, o MAS participou junto com o movimento sindical das marchas e protestos.

O partido distribuiu dois panfletos nas jornadas revolucionárias, com os eixos `Fora Lucio, Que se Vayan Todos, Nem Constituinte nem eleições burguesas, Organizar as assembléias populares, rumo a reconstrução do Parlamento dos Povos` e com um programa para romper com o imperialismo, a dívida externa e o Tratado de Livre-Comércio (TLC) com os EUA.

Agora o MAS chama `Nenhuma confiança em Palácios, que este entregue o poder ao povo, que se vayan todos, organizar as assembléias populares rumo ao Parlamento dos Povos`.