Movimiento Socialista de los Trabajadores (MST) é o partido da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT-QI) na Bolívia. O panfleto abaixo foi divulgado no dia 8 de março, após a ameaça de renúncia do presidente boliviano.FORA MESA!
GOVERNO DOS TRABALHADORES EM LUTA À FRENTE DA COB!

Carlos Mesa apresentou ao Congresso e ao país sua renúncia, quando está em marcha seu plano de reação democrática via processos eleitorais, alegando as pressões do bloqueio em El Alto e outros lugares do país. E o fez defendendo a ferro e fogo a entrega absoluta do país às transnacionais, defendendo os compromissos recolonizadores com o FMI; recusando não mais a nacionalização do gás, mas mesmo a tímida proposta de 50% de regalias feita pelo MAS, recusando a expulsão de Aguas del Illimani, apesar de que esta transnacional havia aceito terminar o contrato. Com isso, Mesa responde às verdadeiras pressões de seus amos, as petroleiras e transnacionais. Assim, Mesa pretende aplicar seu plano em paz, obrigando os trabalhadores e o povo a renunciarem à luta por suas reivindicações. É a verdadeira renúncia que pede.

Mesmo que as lutas em curso ameacem sua permanência, nem a Fejuve nem Evo Morales pediram sua renúncia, e sim, junto com os pontos mencionados, reclamam a realização da Constituiente, que é parte central de seu plano reacionário. Trata-se, então, de uma manobra política de um governo que se havia debilitado ainda mais depois das pressões de janeiro, e que agora, pressionado por um conjunto de reivindicações que não cumpre, busca defender seu plano pro-imperialista via um respaldo explícito de setores da população e do Parlamento. Uma reação que lhe permita superar sua atual debilidade para governar com mão dura como exige a burguesia.

Os trabalhadores e o povo devemos repudiar essa manobra e lutar pelo fim deste governo entreguista. Com sua permanência, que o Congresso ameaça permitir, o país seguirá nas mãos das transnacionais. Com uma troca, via outra sucessão constitucional, vamos cair outra vez nas mãos dos partidos tradicionais (MNR, MIR etc), culpados pela miséria e a fome. Eleições antecipadas servirão para ajudar a recompor a crise da burguesia. O correto é lutar por substituí-lo agora pelo governo dos trabalhadores e suas organizações em luta.

Denunciamos que Evo Morales utilize as mobilizações não para acabar com o governo e seu regime democrático de fome e entrega, e substituí-lo pelo governo dos trabalhadores, e sim para defender esta pérfida democracia via um acordo nacional.
Frente a esta situação, a COB, que tem a oportunidade para recuperar o espaço perdido, a Csutcb, a Fejuve e as demais organizações dos trabalhadores em luta, devem convocar imediatamente um Encontro Operário, Camponês e Popular, contra o pacto de unidade nacional que está sendo preparado pela burguesia para sustentar Mesa, evento que, frente a renúncia de Mesa, aprove: governar o país para nacionalizar o gás sem indenização, expulsar Aguas del Illimani e as demais transnacionais, anular o decreto 21060, entregar a terra aos camponeses, romper com o FMI, prender Goni e os assassinos de fevereiro e outubro, convocar uma Constituiente que vote estas demandas, entre outros pontos. Não há outra saída para a crise do país.

No calor desta luta, convidamos a vanguarda lutadora a construir a direção revolucionária que impulsione esta tarefa e conduza os trabalhadores e o povo para a solução definitiva operária, camponesa e socialista.

La Paz, 8 de Março de 2005

No Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, de sua vanguarda juvenil lutadora, saudamos seus combates e lutamos juntos pela vitória das reivindicações.

MOVIMIENTO SOCIALISTA DE LOS TRABAJADORES (MST)
Seção boliviana da Liga Internacional dos Trabalhadores LIT-QI