PELA IMEDIATA LIBERTAÇÃO DOS PRESOS DA PASSEATA DE PROTESTO DO RIO!

Nós, parlamentares e dirigentes políticos fluminenses, estamos empenhados na imediata libertação do(a)s cidadã(o)s – trabalhadores e estudantes – presos por estarem participando de manifestação democrática e pacífica, em 18/3, contra a política intervencionista dos governos dos EUA no mundo.

Em inquérito sumário e célere, 12 pessoas foram acusados de atirarem ‘artefato incendiário’ e ‘causar lesões corporais’ em funcionário do Consulado norte-americano no Rio e se encontram encarcerados. Os homens, inclusive, já tiveram suas cabeças raspadas!

Desafiamos as autoridades policiais do Rio de Janeiro e também o próprio Consulado estadunidense a provar o envolvimento de qualquer dos detidos no ato de vandalismo.

A continuada detenção desses militantes é arbitrária e injusta, e o Judiciário precisa acolher os pedidos de Habeas Corpus.

Liberdade para os presos já!

Assinam:
Senadores: Lindberg Farias (PT) e Randolfe Rodrigues (PSOL)

Deputados Federais: Chico Alencar (PSOL), Chico D’Ângelo (PT), Doutor Aluízio (PV), Jandira Feghali (PCdoB), Jean Wyllys (PSOL) e Stepan Nercessian (PPS)

Deputados Estaduais: André Ceciliano (PT), Enfermeira Rejane (PCdoB), Gilberto Palmares (PT), Inês Pandeló (PT), Jânio Mendes (PDT), Janira Rocha (PSOL), Marcelo Freixo (PSOL), Nilton Salomão (PT), Robson Leite (PT), Zaqueu Teixeira (PT)

Vereadores: Eliomar Coelho (PSOL-RJ), Elton Teixeira (PT-Queimados) Paulo Pinheiro (PPS-RJ), Renatinho (PSOL-Niterói) e Taffarel (PT-Mesquita), e o ex-Deputado Federal e Presidente Regional do PSTU, Cyro Garcia.

—————

Abaixo-assinado pela libertação dos 13 presos políticos no Rio de Janeiro

Nós abaixo assinados, parlamentares e lideranças políticas do Estado da Bahia, através desta nota prestamos solidariedade aos 13 ativistas presos no dia 18 de março no Rio de Janeiro. Estes 13 ativistas foram presos por protestarem contra a presença de Barak Obama, numa ação arbitrária e repressiva da polícia.

Em um país onde o direito democrático de livre organização, manifestação e expressão foi conseguido com muita luta dos trabalhadores brasileiros, não podemos admitir a prisão destes militantes por motivos políticos.

Solidarizamo-nos com os ativistas presos, bem como com seus companheiros e familiares, e exigimos a sua imediata libertação.

Assinam:
Álvaro Gomes – Deputado Estadual, PCdoB
Bira Coroa – Deputado Estadual, PT
Fabrício Falcão – Deputado Estadual, PCdoB
Luiza Maia – Deputada Estadual, PT
Marcelino Galo – Deputado Estadual, PT
Rosemberg Pinto – Deputado Estadual, PT
Yulo Oiticica – Deputado Estadual, PT
Aladilce Souza – Vereadora, PCdoB
Marta Rodrigues – Vereadora, PT
Henrique Carballal – Vereador, PT
Hamilton Assis – Candidato a vice-presidente da república em 2010 pelo PSOL
Jorge Almeida – Professor da UFBA e dirigente do PSOL
Ana Cecília Amaral Pires – Presidente estadual do PSTU e membro da secretaria executiva estadual da CSP-Conlutas
Carlos Nascimento – candidato ao governo da Bahia em 2010 pelo PSTU