Confira o cronograma e os eixos de luta da paralisaçãoLançamos, de Itabira, Minas Gerais, berço da Companhia Vale do Rio Doce, um chamado a todos os trabalhadores da Vale e de todas as categorias, em todo o país, para que unamos nossas forças na defesa dos nossos empregos e de nossos direitos.

Somente a luta dos trabalhadores, juntos com as comunidades, poderá impedir que as empresas descarreguem a crise sobre nossos ombros.

A unidade dos trabalhadores e das comunidades é poderosa. Devemos transformar o medo e a angústia que está aprisionando nossas forças em um grito de guerra do povo brasileiro: nós somos fortes, porque é o nosso trabalho que gera todas estas riquezas!

Chamamos todo o povo brasileiro para iniciar uma jornada de luta por:

  • Nenhuma demissão, estabilidade no emprego para os trabalhadores da Vale e os terceirizados. Pela readmissão dos demitidos.
  • Pela manutenção dos direitos conquistados pelos trabalhadores em décadas de luta.
  • Redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais, sem redução de salário, para que todos possam trabalhar.
  • Manter a produção em níveis normais e compensação financeira da Vale aos unicípios mineradores, para manter a arrecadação atual.
  • Se a Vale se recusar a garantir a estabilidade e demitir em massa, que seja reestatizada, sem indenização.
  • Criação de Frentes de Trabalho para absorção dos desempregados

    CONFIRA O CRONOGRAMA DO DIA 8 DE JANEIRO

    MANHÃ
    Paralisação das Minas
    05h30 – Início das paralisações das minas Cauê e Conceição
    08h – Ato Público e Ecumênico na portaria das minas

    TARDE
    13h – Praça Acrísio – Concentração Cívica em Defesa do Emprego e dos Municípios Mineradores. Com atividades artísticas e culturais (música, cantores da região, teatro e dança). E com uma tribuna popular (aberta às entidades dos movimentos sindicais, populares, religiosos,culturais e demais segmentos da sociedade civil)
    16h – Marcha Cívica, da Praça Acrísio até a Rodoviária
    17h – Ato Público, na Praça da Rodoviária