Partido de los Trabajadores (Paraguai)

No sábado o Congresso foi cercado, passando em frente ao Panteão dos Heróis e terminando em frente às instalações do Partido Colorado (ANR), onde ressoou um grito de guerra: “ANR (Partido Colorado) nunca mais!”. Como era quase meia-noite, um setor menor foi até às proximidades de Mburuvicha Róga para dar continuidade ao protesto e, após confrontos com a polícia, oito pessoas foram presas.

No domingo, em número menor do que nos dias anteriores, a concentração de manifestantes ocorreu nas proximidades de Mburuvicha Róga e posteriormente se direcionou à mansão do ex-mafioso presidente Horacio Cartes. Mais uma vez, a presença majoritária era de vários setores da juventude.

As mobilizações, além de crescentes em número, não visam apenas o atual governo, mas todo o establishment político. Não por acaso, uma das canções mais populares era:  ¡Que se vayan todos, que no quede un solo! (Fora todos, que não fique nenhum). As massas percebem a intenção do cartismo de se apropriar desta luta justa, usurpando-a para que as mudanças no Executivo sejam realizadas com figuras ao seu redor. Por isso, os manifestantes adotaram o slogan: ¡Ni Marito, Ni Cartes!(Nem Marito, nem Cartes).

As primeiras quedas do Executivo

A reação do presidente à grande crise que se avizinhava foi a de tirar mais três membros de seu gabinete: Eduardo Petta (ministro da Educação), Juan Carlos Villamayor (chefe da Casa Civil) e Nilda Romero (ministra da Mulher), como se essas mudanças cosméticas pudessem acalmar a revolta dos de baixo. No dia anterior Mazzoleni havia caído, uma figura que há alguns meses gozava de alguma credibilidade, mas que passou a personificar a política criminosa do gabinete.

Em sua mensagem à nação, Abdo, após dias de silêncio, tentou convencer que a situação que se vive é uma crise que atinge todos os países igualmente e que a enfrentará abrindo-se ao diálogo e fazendo as mudanças necessárias para gerar tranquilidade. Em suma, uma autocrítica genérica e vazia de conteúdo. A crise de seu governo, que sacrificou quatro ministros sem conseguir nada com isso, é dramática e visível para todo o país. No entanto, essa resposta desesperada e as movimentações do Executivo já representam um importante triunfo da mobilização popular.

As mudanças de Marito não são suficientes para resolver a situação que mobilizou milhares e que conta com a simpatia da maioria dos trabalhadores. O governo está mais uma vez encurralado, profundamente fraco, é hora de dar o golpe de misericórdia e jogá-lo na sarjeta junto com todos os demais partidos capitalistas inúteis.

Vacinas já para todos e todas!

A política do governo até agora tem sido “cada um por si, mas mantenha a economia funcionando”, mesmo que isso signifique que milhares morram dramaticamente em hospitais colapsados.

Famílias inteiras se endividaram e perderam o pouco que tinham para fazer uma tentativa desesperada de fornecer o que é responsabilidade do Estado: remédios e suprimentos básicos (mas muito caros) para seus parentes internados.

Farmacêuticas, laboratórios e hospitais privados aproveitam esta situação para continuar lucrando, enquanto quem não pode pagar ficam abandonados à sua sorte.

É fundamental a exigência de suprimentos e remédios básicos, que são vitais para atender os internados, mas não devemos perder de vista que a única forma eficaz de controlar a pandemia é a vacinação em massa da população. Sem essa medida, nem mesmo um investimento dobrado e redobrado será capaz de fazer frente ao crescimento exponencial de infecções e casos graves. A luta contra a Covid-19, agora, ocorre para que o governo compre vacinas suficientes para cobrir 70% ou mais da população total.

Vinte mil doses de vacinas enviadas pelo governo chileno foram adicionadas às primeiras quatro mil doses. Isso é insignificante. Considerando que são necessárias duas doses por indivíduo, isso imunizaria 12.000 pessoas. Esta não é uma campanha para combater a Covid-19, é uma farsa, uma tentativa ridícula de marketing político.

Essas quantias miseráveis ​​que são recebidas, por meio de compras ou como doação, são uma piada, depois de assumirmos uma dívida de mais de 2 bilhões de dólares em 2020. Não é à toa que vemos muitos cartazes perguntando: Onde está o dinheiro dos empréstimos? Não pode haver dúvida de que, como toda dívida interna e externa, esses recursos não foram usados ​​para aliviar as penúrias de nosso povo, mas para o enriquecimento desonesto da quadrilha Marito-ANR e dos banqueiros internacionais.

Insistimos: diante do colapso do sistema público de saúde, a única solução é a vacinação em massa. Isso deve começar com a linha de frente de combate ao vírus e com os setores mais vulneráveis ​​da população trabalhadora.

Somente atingindo um percentual de 70% ou mais do total da população vacinada, poderemos falar de um processo de contenção da crise de saúde. Devemos debater e assumir, para isso, a bandeira da quebra das patentes de todas as vacinas contra a Covid-19. É perverso que algo do qual depende a vida de milhões de pessoas esteja nas mãos de poucas empresas farmacêuticas, que não se preocupam com a vida de ninguém, mas com o lucro. Se as patentes fossem quebradas, seria possível produzir o imunizante em uma escala inimaginável.

Por isso: Ruptura de patentes de vacinas contra Covid-19! Estatização de laboratórios nacionais e estrangeiros! Em nosso país, todos os hospitais privados devem ser estatizados para garantir leitos e outros medicamentos, centralizando esses recursos em um plano nacional de combate à pandemia sob o controle democrático das organizações da classe trabalhadora. O lucro não pode estar acima da vida.

A tarefa imediata

O desafio para as organizações políticas, sindicais e populares é continuarem mobilizadas, acompanhando a insatisfação generalizada da classe trabalhadora até que se consiga a queda do governo.

Nesse contexto, temos que discutir um programa de emergência diante da crise sanitária e socioeconômica. O PT se propõe a discutir democraticamente a preparação de uma greve geral para efetivá-la.

Por outro lado, devemos articular um grande espaço de unidade de ação a partir do qual possamos agregar cada vez mais organizações a fim de ter maior peso nas demandas que surgem do programa emergencial e colocar o método de mobilização permanente como ferramenta da nossa classe para que continue pressionando, recuperando forças e organizando o conjunto para um governo operário, camponês e popular.

Nós do PT chamamos a todas as organizações da classe trabalhadora para que continuem a se mobilizar e comecem a construir um espaço que canalize o kuerái (raiva) do nosso povo e ponha em perspectiva as tarefas que respondem aos interesses mais sentidos dos trabalhadores.

Abaixo o governo de Mario Abdo Benítez!

Mobilização permanente de todas as organizações da classe trabalhadora até a queda do governo!

Rechaço ao Cartismo, o Llanismo e todas as opções capitalistas!

Vacinas já para todos e todas!

Nacionalização já de todos os hospitais e laboratórios privados!