“Os problemas da nossa classe serão resolvidos pela nossa classe. (…) E isso se faz com revolução.”
(José Maria de Almeida, Pré-Candidato à presidência da República pelo PSTU)

Manhã do dia 04. O pré-candidato à presidência da República pelo PSTU esteve no Acampamento da Juventude, realizando a palestra “Um mundo socialista é possível – A construção do Partido Revolucionário no Brasil e no Mundo”. Compareceram à atividade mais de 150 pessoas.

Zé Maria falou da necessidade da construção do partido revolucionário que dirija os trabalhadores rumo à revolução e à tomada do poder, que não há possibilidade de derrotar o capitalismo por dentro do sistema, como propõe o PT brasileiro e os reformistas no mundo inteiro.

Também colocou em pauta a questão das eleições. Para Zé Maria é preciso construir uma frente dos trabalhadores com um programa anticapitalista que tenha coragem de dizer para as amplas massas que apenas através do voto não mudaremos nossas vidas e que somente a ação direta das massas pode derrotar o capitalismo e atender nossas necessidades históricas e reivindicações imediatas.


Os participantes tiveram a oportunidade de intervir e alguns comentaram a atividade. Márcio, estudante de Santa Cruz do Sul/RS, ressaltou a importância da mobilização: “Mesmo com eleições presidenciais não vamos mudar a situação. A gente tem que continuar organizando os movimentos sociais.”

A descrença no programa petista ficou clara no depoimento de Jair, estudante de Salvador do Sul/RS: “Gostaria de ressaltar a importância da escolha do programa do candidato Luís Inácio Lula da Silva, porque não é apenas um candidato que vai mudar a situação do país. É justamente a escolha de um programa radical e de esquerda, que seja eleito pelos trabalhadores. De nada adianta ficar no poder e não romper com o FMI e com a dívida externa e interna.”