Com muito menos espaço na mídia, há outros candidatos nas eleições de novembro. Um deles, David Cobb, do Partido Verde, apresenta sua candidatura como oposta à de Bush, mas não a Kerry, a tal ponto que declarou que, se não fosse candidato, “votaria em Kerry”.

Várias organizações de esquerda apóiam a candidatura de Ralph Nader, uma figura independente de “esquerda”, no sentido amplo que se dá a essa definição nos EUA. Como candidato a vice-presidente de sua chapa está Peter Camejo, ex-dirigente trotskista e, atualmente, empresário radicado no estado da Califórnia.

A fórmula não tem um perfil da classe trabalhadora: por exemplo, sua página web oculta o passado trotskista de Camejo e destaca sua atual condição de “empresário preocupado com os problemas sociais”.

De todas as formas, cremos que se trata de uma proposta progressista porque apresenta uma alternativa contra os dois grandes partidos imperialistas, o democrata e o republicano, e porque se define claramente contra a ocupação do Iraque e pela imediata retirada das tropas norte-americanas.

Post author
Publication Date