Com a divulgação das últimas pesquisas eleitorais mostrando o crescimento das intenções de voto em Heloísa Helena e afirmação de uma alternativa dos trabalhadores nas eleições, muitos governistas lançaram ataques contra a candidatura da Frente de Esquerda. No afã de defender o governo, muitos dizem que a candidatura de Heloísa “faz o jogo da direita”. É o caso de Altamiro Borges, do PCdoB, que defendeu essa posição em um artigo intitulado “Heloísa Helena e a tática da direita”. Nele, o autor diz: “HH faz o jogo da direita ao possibilitar a realização do segundo turno da eleição presidencial”. E ainda completa afirmando que a candidatura da Frente apenas cresceu graças ao “generoso” espaço concedido pelos telejornais da Globo.

As acusações desferidas por Altamiro são velhas e requentadas. Repete as mesmas feitas pelo seu partido durante a crise política do mensalão. Por mais incrível que se possa parecer, na época, PCdoB, CUT e UNE atacavam os que não se renderam com os mesmos “argumentos”, dizendo que quem não defendesse Lula estaria “fazendo o jogo da direita”. Para esses senhores, chamar o governo Lula de corrupto é fazer o jogo da direita e das elites que estariam articulando um delirante “golpe” contra o governo do PT. Dessa maneira, cumpriram um de primeira linha ao estacar toda e qualquer mobilização social contra a corrupção e os ataques promovidos pelo governo contra os trabalhadores. Um papel, diga-se de passagem, vergonhoso e repugnante.

Fizeram isso porque possuem vínculos como o governo e recebem dinheiro do Estado. O PCdoB de Altamiro possui um ministério no governo e dirige a Agencia nacional de Petróleo, responsável pelos famosos leiloes que vendem as reservas petrolíferas do país. Além disso, controla a UNE – entidade que recebeu milhões de órgãos do governo federal.

É de um cinismo estonteante a declaração de que Heloísa Helena é favorecida pela Globo, quando Lula tem muito mais exposição na mídia e muito mais tempo no horário eleitoral. Ora, todos sabem que Lula beneficiou a Globo quando escolheu o padrão de TV Digital que será adotado no país. Além disso, nesses quatro anos, a Globo sempre teve uma postura de apoio ao presidente.

Lula já foi um operário, mas hoje governa para banqueiros e empresários. Nunca, em toda a história do país, os banqueiros lucraram tanto como nos últimos anos. Lucraram, só no primeiro trimestre deste ano, R$ 10,221 bilhões, um aumento de 61,5% em relação ao resultado apurado no mesmo período de 2005. Isso ocorre em função da manutenção e do aprofundamento do plano econômico neoliberal, inaugurado pelos tucanos e que garante a maior taxa de juros do planeta. Mas Lula também contou com ministros empresários ligados ao agronegócio e ao setor de exportação.

Entre seus principais integrantes estavam os ministros do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, executivo da Sadia, e o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, representante das grandes empresas agropecuárias de exportação.
Bush, presidente dos EUA e `papa` da direita mundial, não se cansa de fazer declarações de apoio a Lula. No ano passado veio pessoalmente ao Brasil, depois de ter enviado emissários, para fazer a oposição burguesa desistir da aventura do impeachment.

Quem faz o “jogo da direita”, portanto, não é quem deseja construir uma alternativa aos seus representantes políticos, sejam petistas ou tucanos. Quem faz o jogo da direita é quem ajuda engordar os bolsos da burguesia e divide com ela as confortáveis cadeiras nos edifícios da Esplanada dos Ministérios.