Para quem tinha alguma dúvida sobre os rumos da UNE, o 11º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) foi muito esclarecedor. Resoluções de apoio ao governo, a transformação da entidade em comitê eleitoral para reeleição de Lula e a aprovação dos “filtros” ditaram os ritmos do evento.

Não por acaso, o Encontro Nacional de Estudantes (ENE), impulsionado inicialmente somente pelos DCEs UFRJ, UFMG e UEM e pela Conlute, tomou grandes dimensões. Até mesmo representantes de entidades que vinham defendendo a permanência na UNE, como o DCE UFAM (Amazonas), garantiram presença.

Independência política e financeira
Estudantes de todo o País não estão medindo esforços para chegar a Sumaré (SP) e discutir a crise da educação e os rumos do movimento estudantil. Foram semanas de muitos sacrifícios, correndo atrás de ônibus e dinheiro, para garantir o transporte e a inscrição dos participantes. Mas valeu a pena! Esse é o preço para construir um novo movimento estudantil auto-financiado e independente do governo do mensalão.
Mesmo antes do ENE começar, a discussão política já vinha sendo feita. O caderno de teses foi confeccionado e enviado pela Conlute para a maioria dos estados, permitindo que os estudantes tivessem acesso a várias propostas e concepções.

Mais verbas para a educação
Os sucessivos cortes do orçamento da educação levaram as instituições públicas de ensino a uma situação miserável. Universidades como a UFRJ mal conseguem pagar suas contas de luz, água e telefone. Laboratórios, bibliotecas e prédios estão totalmente sucateados e abertos à iniciativa privada. Faltam professores e funcionários e a assistência estudantil quase não existe.

Como se não bastasse, o governo apresentou semana passada no Congresso Nacional a versão definitiva do projeto de reforma Universitária, sob orientações do Banco Mundial.

Por isso, os DCEs UFRJ, UFMG e UFAM estão propondo ao ENE uma campanha por mais verbas para educação, buscando unir os problemas do dia-a-dia dos estudantes à política econômica e educacional do governo Lula.

Campanha por uma nova entidade
A experiência com o governismo e o burocratismo da UNE provocou uma série de rupturas, entre elas de executivas de curso como as de letras e pedagogia, e abriu no movimento estudantil uma dura polêmica sobre a construção de alternativas.
A Conlute vem cumprindo um papel muito importante nas mobilizações estudantis em nível nacional. Foi assim na luta contra a reforma; na greve de 2005 das Instituições Federais de Ensino; nas marchas à Brasília contra a corrupção; e também em várias lutas localizadas, como na intervenção da Igreja e dos bancos na PUC-SP.

Foram importantes iniciativas, mas insuficientes para os desafios que estão colocados adiante. É preciso unificar em uma mesma entidade estudantes secundaristas e universitários das instituições públicas e privadas, capaz de responder aos ataques do governo e superar a crise de representatividade decorrente da falência da UNE. A divisão e a dispersão de forças só fortalecem nossos inimigos.
Acreditamos que a construção de uma nova entidade deve ser feita em um processo radicalmente democrático, com CAs, DCEs, executivas e grêmios, sem precipitações e ultimatos, respeitando os ritmos dos diferentes setores envolvidos.

Em aliança com os trabalhadores
Não há outro caminho para a transformação profunda da sociedade, ou para obtermos vitória nas lutas dentro das escolas e das universidades, sem estarmos com os trabalhadores. As mobilizações na França apontaram o caminho, quando estudantes e trabalhadores deflagraram a greve geral que derrotou o projeto de precarização do trabalho, o CPE de Chirac e Villepin.

Portanto, a eleição de delegados estudantis ao Conat e o fortalecimento da Conlutas como um organismo de todos os movimentos sociais são determinantes para arrancarmos alegria do futuro.

Post author Leandro Soto, da Secretaria Nacional de Juventude do PSTU
Publication Date