O segundo semestre mal começou e várias atividades já mobilizam ativistas em todo o país, fazendo avançar a organização de um amplo processo de mobilização contra as reformas.

Nos dias 5 e 6 de agosto, ocorre em Brasília a reunião nacional da Conlutas. Além de discutir a conjuntura atual, o encontro definirá os próximos passos da coordenação na luta contra as reformas do governo, principalmente a da Previdência.

O plebiscito popular sobre o leilão da Vale do Rio Doce ocorre na Semana da Pátria, de 1° a 7 de setembro, junto com o Grito dos Excluídos. Além da fraudulenta privatização da estatal, serão abordadas a política econômica do governo Lula e a reforma da Previdência.

Em todo o país, milhões de pessoas vão às urnas da campanha dizer “não” à privatização da Vale, “não” à política econômica do governo Lula, “não” à entrega do setor elétrico ao capital privado e, finalmente, “não” à reforma da Previdência do governo Lula, mas a batalha contra as reformas do governo não pára por aí. A Conlutas e outros setores articulam uma grande marcha a Brasília em outubro, contra as reformas e a política econômica do governo.

Na semana de 22 a 25 do mesmo mês, acontece a segunda plenária da Assembléia Popular, em Brasília. O calendário começa agora, em agosto, no dia 7, quando ocorre o Seminário Nacional em Defesa da Previdência Social Pública, em Brasília.

As perguntas do plebiscito
Confiras as questões do plebiscito, aprovadas pela Plenária Nacional do Comitê pela Anulação da privatização da Vale do Rio Doce.

  • Você concorda que a Companhia Vale do Rio Doce, patrimônio construído pelo povo brasileiro e privatizada em 1997, deva continuar nas mãos do capital privado?
  • Você concorda que o governo continue priorizando o pagamento dos juros da dívida pública deixando de investir em trabalho, saúde, educação, moradia, saneamento, reforma agrária, água, energia, transporte, ambiente saudável?
  • Você concorda que a energia elétrica continue sendo explorada pelo capital privado, com o povo pagando até oito vezes mais que as grandes empresas?
  • Você concorda com a proposta de reforma da Previdência que retira direitos dos trabalhadores da aposentadoria?

    CALENDÁRIO:
    5 e 6 de agosto

    Reunião Nacional da Conlutas em Brasília

    7 de agosto
    Seminário Nacional em Defesa da Previdência

    1 a 7 de setembro
    Plebiscito nacional pela anulação da privatização da Vale

    Outubro
    Grande marcha a Brasília

    22 a 25 de outubro
    2ª Plenária da Assembléia Popular
    Post author da redação
    Publication Date