Leia alguns trechos da declaração da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) em que condenam a política do governo Lula em relação aos povos indígenas:

“(…) O governo Lula não deu sinais que mostrassem postura firme na implementação de uma nova política indigenista. A sua política tem atendido às pressões de grupos políticos e econômicos interessados em explorar as terras indígenas e os recursos naturais nelas existentes.

• A homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, de maneira contínua, em Roraima, não saiu e cresce a possibilidade de haver uma revisão da demarcação visando à redução daquela Terra Indígena, conforme a vontade do governo do estado, dos fazendeiros e dos políticos.

• Os tradicionais inimigos dos povos Indígenas estão fortalecidos no Congresso Nacional e dentro dos partidos políticos, que no passado defendiam nossos direitos, principalmente o Partido dos Trabalhadores (PT). No Congresso, tramitam várias proposições que visam reduzir ou retirar da Constituição brasileira nossos mais sagrados direitos conquistados (…)”.

Post author
Publication Date