No dia 12 de abril, foi realizada a convenção da Oposição Alternativa da Apeoesp (sindicato dos professores da rede estadual de São Paulo). O evento foi realizado na parte da manhã, na casa Portugal, centro da capital paulista, e contou com 953 credenciados.

Em pauta estavam as eleições para a diretoria do sindicato, marcada para o dia 4 de junho, e a necessidade de se construir a unidade da oposição para resgatar a entidade para a luta.

A Apeoesp é o maior sindicato da América Latina, com 130 mil filiados. Atualmente, a entidade é dirigida pelas correntes Artsind, CSC e ArtNova (ligadas à CUT) que estão totalmente atreladas ao governo Lula e implementam uma submissão aos ataques do governo José Serra (PSDB).

Nos últimos anos, o governo Serra vem aplicando uma farta lista de ataques à categoria, como demissões, arrocho salarial e a ameaça da avaliação por desempenho. No entanto, os ataques do governo tucano se sustentam através do Plano de Desenvolvimento de Educação (PDE) do governo Lula. O plano conta com amplo apoio do governo do PSDB, que anunciou sua adesão numa cerimônia que teve participação do Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Por estar vinculada ao governo Lula, a atual direção da Apeoesp é incapaz de travar um enfrentamento contra os ataques do PDE e ao governo Serra. “Ao não criticar nenhum dos governos, a categoria não vê suas lutas se expressarem na direção do sindicato”, conclui Jose Geraldo, o “Geraldinho”, da Oposição Alternativa.

Além de discutir o programa da chapa, a convenção da Alternativa também votou o nome que vai encabeçar a chapa da Oposição nas eleições. Três nomes concorreram à indicação. Jose Geraldo obteve a maioria dos votos (354), contra Silvio de Souza (292) e Paulo Neves (277).

Na tarde do mesmo dia foi realizada a convenção de chapa da Oposição Unificada. A realização da convenção foi uma vitória, pois nela se reuniu os setores mais representativos e dinâmicos da oposição (Oposição Alternativa, APS, FOS, ASS e a Corrente Proletária).

Mais de mil pessoas participaram do evento, onde foi reafirmado o nome de Geraldinho para a cabeça de chapa e a necessidade de unificar a oposição, contra a direção governista e os ataques dos governos estadual e federal.

“A convenção da Alternativa e a convenção da Oposição Unificada, está inserida na necessidade de unificar os lutadores e lutadoras para enfrentar os desmandos da burocracia cutista na Apeoesp. Com certeza a chapa de oposição está fortalecida e vai saber dialogar com a categoria para demonstrar a necessidade de mudança, para que possamos dar um basta nos desmandos de Serra/ Maria Helena e Lula/Haddad”, avalia Silvio de Souza.

No final do evento, os participantes reiteraram o chamado às demais correntes de oposição a se integrarem na chapa.

“Está se construindo uma nova direção para a nossa categoria. Uma vitória de uma chapa formada por ativistas da Conlutas, da Intersindical e independentes terá uma importância estratégica muito grande, pois hoje a Apeoesp é um dos principais sustentáculos da CUT no estado”, afirmou Geraldinho.

Post author Da redação
Publication Date