Nestes dias difíceis em que a classe trabalhadora se encontra, apesar de todos os esforços da mídia em parceria com o governo para tentar cicatrizar as feridas causadas pela crise econômica, estamos verificando que algumas questões de grande importância têm aparecido no cotidiano dos trabalhadores.

Uma, em especial, é a aposentadoria. Motivo de grande fonte de insatisfação e preocupação, o trabalhador, há muito tempo, não consegue se imaginar a conquistar tal direito. Isso porque o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e desleal, com empresas que impõem um ritmo alucinante de metas cada vez mais utópicas, somando-se a isso o grande número de lesionados a essa engrenagem enferrujada e corroída.

Outro motivo de frustração é ver que os recursos arrecadados pela Previdência são grande fonte de corrupção. Como o sistema é muito grande e a fiscalização falha, há vários golpes, como o pagamento a pessoas que já morreram e que nunca existiram.

A grande questão é: até quando a classe trabalhadora ficará a observar com grande sensibilidade a luxúria promovida pelos “césares romanos”, do Executivo, Legislativo e Judiciário. Enquanto isso, o que resta é o Coliseu e seus leões aos trabalhadores.