O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil decidiu se desfiliar da CUT em assembléia realizada no dia 29 de setembro. Foi aprovada a desfiliação do sindicato com mais de 300 votos a favor e apenas dois votos contra. O presidente da CUT no Ceará, Francisco De Assis, utilizou da palavra para defender a permanência da filiação do sindicato à central. Ele chegou a perguntar se o sindicato não iria mais precisar do apoio da CUT. A resposta veio de imediato da base, num forte grito de “não”.

Por várias vezes a palavra de ordem “Eu, eu, eu, a CUT já morreu” tomou conta da quadra do sindicato onde se realizou a assembléia. Em sua intervenção, Raimundão, membro do PSTU, afirmou que a CUT mudou de lado, tendo chegado a hora dos trabalhadores construírem um novo instrumento para unificar as lutas, e que esse instrumento já existe, é a Conlutas. Já De Assis, da CUT, tentou desqualificar a assembléia e convencer os trabalhadores a não desfiliar, chegando a afirmar que a desfiliação era loucura do PSTU. A resposta veio logo em seguida, numa votação esmagadora.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza é o principal sindicato operário do Ceará, tendo sido determinante sua filiação à CUT para consolidar a central no estado. Sua desfiliação foi tomada como verdadeira festa pela categoria, que há muito já não via a central participar das greves na construção civil. Houve operários que chegaram a gritar a palavra “liberdade!” enquanto era feita a defesa da central.
Post author Valdir Alves, de Fortaleza (CE)
Publication Date