No dia 21 de janeiro ocorreram as eleições para a CIPA (Comissão Interna para Prevenção de Acidentes) na fábrica Móveis Província, situada na região de São José do Rio Preto (SP).

Belmiro Mendes Bernardes, militante do PSTU, venceu as eleições com o maior número de votos entre todos os candidatos. Ex-metalúrgico, Belmiro esteve presente em diversas lutas do setor operário brasileiro, dentre as quais se destaca a mais longa greve de ocupação da história do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região, quando esteve na liderança.

Durante sua campanha foi levantada a bandeira da Conlutas, firmando-se a necessidade de construção de uma nova ferramenta de luta dos trabalhadores. Também foram defendidos a redução da jornada sem redução de salário, melhores condições de saúde, transporte e qualidade de vida. Além disso, foi afirmada a necessidade da mobilização permanente dos trabalhadores para que, mais do que CIPA’s combativas, tenhamos nas fábricas eleições de delegados sindicais, comissões de fábrica, visando aproximar os sindicatos da base, com cursos, palestras e assembléias regulares e democráticas.

Infelizmente, após a vitória nas eleições, a empresa iniciou uma perseguição implacável ao operário. Muitos meios foram utilizados pela empresa para impedir a atuação do cipeiro, inclusive a intimidação mediante ameaças. Ao não conseguir resultado, a última manobra da foi demitir por “justa causa” o empregado, que goza por lei de uma estabilidade de dois anos como cipeiro.

Este é mais um fato que mostra o tipo de democracia em que vivemos, onde a pessoa só tem o direito de trabalhar sob condições de completa alienação, e onde trabalhador bom é trabalhador calado e submisso.

Exigimos a reintegração imediata de Belmiro Mendes. A demissão não pode ser vista como um ato isolado. Foi um violento ataque à liberdade sindical. Por isso, chamamos todos os sindicatos e entidades que defendem os direitos dos trabalhadores a repudiar as atitudes arbitrárias dos empresários e seus governos.

Post author da redação
Publication Date