Delúbio Soares teria ficado apavorado com a chantagem do publicitário, que não quer se dar mal sozinhoAssim como Roberto Jefferson, que resolveu contar tudo o que sabia para não afundar sozinho, o empresário Marcos Valério também ameaça entregar todos os participantes dos esquemas de corrupção que têm tomado conta da vida política do país nas últimas semanas.

Nesta quinta-feira, 14 de julho, ele esteve no Ministério Público Federal e pediu o benefício da delação premiada, em troca da revelação de tudo o que sabe. Este mecanismo legal permite a redução da pena devido à colaboração com a Justiça.

No encontro a portas fechadas, Marcos Valério teria dado informações mais detalhadas a Antônio Fernando Souza, procurador-geral da República. Marcelo Leonardo, advogado do publicitário, confirmou que foram feitas novas revelações, outras pessoas foram citadas e documentos foram entregues.

Segundo o colunista Jorge Bastos Moreno, Marcos Valério teria fornecido provas de depósitos nas contas de políticos de vários partidos – PT, PSDB, PTB, PP, PMDB e PL. Seu relacionamento tanto com os governistas como a oposição também teria sido esmiuçado no encontro. Apesar das revelações, o empresário nega que seja o operador do “mensalão” e afirma que outras pessoas estão envolvidas e devem aparecer.

A reunião com o procurador-geral aconteceu depois do encontro de Marcos Valério com o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, em Belo Horizonte, na última segunda-feira. Na ocasião, o publicitário teria ameaçado contar tudo o que sabe, alegando problemas com a família e não poder assumir tudo sozinho. Delúbio teria ficado apavorado. Ao que parece, a ameaça começa a se concretizar.

Além de ser apontado como operador do “mensalão”, responsável pelo pagamento dos R$ 30 mil aos deputados, Marcos Valério foi avalista de dois empréstimos do PT junto aos bancos Rural e BMG, no valor total de R$ 5,4 milhões. Também foi acusado por Delúbio de intermediar encontros entre o PT e empresários, para que estes obtivessem favorecimentos em licitações e outros procedimentos de gestão da coisa pública. Observando a espantosa multiplicação de seu patrimônio nos últimos anos, os petistas provavelmente agradeciam os favores entregando campanhas milionárias às agências de publicidade de Marcos Valério.