Na madrugada de sexta, 6 de setembro, à meia-noite, 600 famílias organizadas pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) ocuparam um terreno de 100 mil metros quadrados no Jardim Nossa Senhora de Fátima, município de Embu das Artes (SP). Já no sábado pela manhã, houve um sinal de negociação com a proprietária do terreno, e a polícia só vai intervir com liminar de despejo.

As 600 famílias que ocuparam o terreno são as mesmas da Ocupação Silvério de Jesus, localizada no Jardim Tomé, que foram despejadas pela prefeitura do município que não ofereceu nenhum auxílio às famílias, colocando-as no olho da rua. Muitas não têm onde morar e sequer um local para por seus pertences.

Diante da insensibilidade do prefeito Geraldo Cruz em não atender à demanda de moradia dessas famílias, não houve alternativa senão organizar mais esta ocupação no município.

A área pertence a Teresa Basile e tem cerca de R$120 mil de dívida de IPTU e serve apenas para especulação financeira em detrimento daqueles que não têm onde morar.

O terreno fica na rua Narume Nakaiama, sem número, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, próximo a avenida Rotary Clube.